Coordenador : Cecília Corrêa de Medeiros
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 907.1.2024
Unidade/Órgão Adm.: -
Departamento/Setor: NUEC
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Cursos
Redes sociais: endereco:https://www.facebook.com/nuecuff
Objetivo
Nesta proposta para formação continuada de profissionais da educação básica buscaremos pautar a nossa prática com movimentos de trocas de saberes e fazeres no campo da ciência da técnica da arte e da cultura voltados para estimular a formação desses profissionais por meio de processos e formas inovadoras de produção e valorização do conhecimento socialmente construído Isto significa um convite da UFFNUEC como instituição pública para uma participação ativa em um grande concerto de cidadania cujo objetivo maior é constituir experiências exemplares de práticas de inclusão social por meio de oportunidades diversificadas de formação educacional técnica artística e cultural A proposta aqui apresentada considera a necessidade de se pensar e colaborar com a formação continuada destes professores contribuindo efetivamente para o exercício da sua cidadania Favorece também para ampliar os espaços de discussão e buscar formas de participação e de integração efetivas do professor e da escola junto à comunidade
Resumo
O NUEC foi criado no âmbito da Universidade em 2001 vinculado à Pró Reitoria de Extensão PROEX com o objetivo de atender às demandas de formação continuada de profissionais de educação assessorar o desenvolvimento de projetos e políticas públicas e executar ações de ensino extensão e pesquisa Assim uma das finalidades do NUEC é promover ações com os municípios fluminenses tendo em vista a ampliação da rede de conhecimentos e 3 saberes em torno da educação básica e o desenvolvimento da cidadania Neste projeto propomos a realização de um curso de extensão que tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento de conhecimentos importantes para docência na educação básica sobre os seguintes temas educação ambiental alfabetização leitura e da escrita considerando as múltiplas linguagens e os códigos que a organizam educação e tecnologias assim como educação e culturas que permeiam todo o território