Fórum Permanente de Estudos da Deficiência
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Coordenador :
Marcia Oliveira Moraes
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
608.1.2024
Departamento/Setor:
GSI
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE GENERO,INSTITUICOES EFICAZES,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: 52
Redes sociais:
endereco:@percebersemver
Objetivo
Atuar na formação de docentes da rede municipal de educação de niterói criar um Fórum Permanente de partilha de experiências no campo da deficiência e da inclusão atuar na formação dos graduandos da UFF preferencialmente da Psicologia através das discussões levadas adiante no curso de extensão atuar na formação continuada da comunidade em geral interessada no tema da deficiência discutir e analisar os temas da inclusão à luz das perspectivas do modelo social e feminista da deficiência A metodologia das aulas será levada adiante na forma de um espaço de estudos e de partilhas de experiências A interação é o fio condutor do processo formativo em sala de aula Um conjunto de textos sobre deficiência estará sendo debatido e analisado a cada encontro Além de textos outros recursos poderão ser utilizados como filmes podcasts e outros sempre levando em conta a questão da acessibilidade do material
Resumo
Fórum Permanente de Estudos da Deficiência Docente responsável Marcia Moraes Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense Coordenadora do Programa de Extensão Ver e não ver corpo e subjetividade entre pessoas cegas e com baixa visão cadastrado no Sigproj Docente Permanente do Programa de Pósgraduação em Psicologia da UFF Contato marciamoraesiduffbr Ementa A noção de deficiência perspectiva histórica Movimento social da deficiência no Brasil Distinções entre modelo social e o modelo biomédico de deficiência A perspectiva feminista nos estudos da deficiência Políticas públicas e modos de intervir no campo da deficiência Inclusão e políticas da diferença Deficiência raça e classe análises intereseccionais Perspectivas teóricopráticas contemporâneas nos estudos da deficiência A proposta é oferecer cursos de formação na área da deficiência É também constituir um fórum permanente para a formação nesta área