Fábrica de Software para Educação
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Coordenador :
Lauro Eduardo Kozovits
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
84.1.2024
Departamento/Setor:
TCC
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: 1000,publicoAlvo
Redes sociais:
endereco:https://www.youtube.com/channel/UCi3b60P2qkh6S6OWPpp-tJAendereco:https://youtu.be/CYF1YcQGmFU?si=qB_nF1CO6RMTOkaH
Objetivo
O objetivo geral do projeto é o uso e a avaliação de softwares para smartphones para o ensino de ciências quanto a seus aspectos lúdicos por meio de jogos e também a criação de tutoriais online tentando descobrir o quanto eles podem ajudar no ensino de ciências em geral para alunos do ensino médio incluindo conteúdos do ENEM ou dos primeiros períodos do ensino superior A incorporação do desenvolvimento de jogos educativos também para as áreas de Física e Matemática amplia o escopo de projetos anteriores Além disso desejase fixar esse saber sobre como construir e aprimorar esses jogos integrando alunos de Computação com alunos de outros departamentos ou mesmo de outras Instituiçoes A pandemia de 2020 evidenciou a necessidade da criação de software para apoio acadêmico para facilitar o contato de professores com alunos ou com grupos de alunos além de software que permita outras formas de avaliação e maior envolvimento e interação dos atores do processo educacional Apesar da existência de softwares como o Google Classroom Goggle Forms ou o YouTube é possível identificar limitações dessas plataformas de modo que é bem vindo o desenvolvimento de software para atender essas novas demandas em educação num ambiente remoto
Resumo
A presente proposta Fábrica de Software para Educação amplia o escopo dos projetos anteriores mas permanece com foco na educação contemplando tanto o desenvolvimento de jogos educativos quanto softwares de apoio ao ensino e também tutoriais no YouTube sem a pretensão de criação de um curso formal Com a elevada disponibilidade dos smartphones as pessoas costumam entreterse em qualquer lugar A não priorização do aspecto lúdico talvez seja a principal responsável pela má fama de alguns jogos educativos e é isso que torna esse projeto desafiador também os tutoriais precisam ser descontraídos ou dizendo de uma forma mais popular não devem ser chatos Nesse aspecto emerge um dos objetivos do presente projeto que é a interação remota com a comunidade de interessados para avaliar os produtos existentes e dar sugestões para novos produtos Portanto a presente proposta procura também identificar necessidades para complementar esses produtos Em resumo temos como objetivos do presente Projeto i O desenvolvimento produtos de software para educação complementares ao que já está disponível no mercado ii A codificação de jogos educativos para apoio às ciências exatas Química Física Computação e Matemática e iii A criação e disponibilização de tutoriais treinamento ou cursos abertos como por exemplo o ensino de conteúdos do ENEM via YouTube ou via app específico desenvolvido para essa finalidade