ExperimentAção Prática Ensino e Pesquisa no Direito
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Coordenador :
Luiza Alves Chaves
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
896.1.2024
Departamento/Setor:
VDI
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
ODS:
REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,EDUCACAO, QUALIDADE,INSTITUICOES, EFICAZES,COMUNIDADES, SUSTENTAVEIS,IGUALDADE, GENERO
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
A educação hoje não é vista mais da forma rígida como era antes um modelo no qual apenas o professor repassava informações e conhecimentos aos alunos Atualmente tornase cada vez mais comum a troca de conhecimentos entre alunos e professores especialmente com a aplicação de metodologias ativas de ensino Mas mais do que um ensino participante a universidade tem como papel fundamental hoje o impacto na sociedade Esse impacto na sociedade foi fixado a partir da curricularização da extensão que trouxe a indissociabilidade do ensino e da pesquisa Deste modo tornase cada vez mais importante buscar ações que visem não somente aprimorar a formação acadêmica dos alunos da graduação mas ainda promover ações que gerem transformações na sociedade O ensino do direito à pessoas da sociedade civil ou seja pessoas não ligadas ao curso de direito tem sido uma das ferramentas utilizadas na extensão tendo em vista que permite à sociedade o acesso à sua cidadania Como entende Alves 2020 a educação jurídica potencializa o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania do sujeito conforme explica Entendese a Educação e o Direito como potencializadores da
Resumo
Tratase de um projeto que já vem sendo realizado há dois anos que tem como objetivo central a integração entre a universidade e a comunidade através do fortalecimento educacional dos discentes da universidade e o desenvolvimento de cursos de extensão a serem ministrados para alunos da rede pública dos municípios de Volta Redonda Inicialmente será realizada junto a esses uma pesquisa sobre os temas e tópicos importantes para serem abordados no curso Nessa etapa buscase aplicar um modelo coletivo de construção do ensino no qual os alunos de graduação junto com professores e pesquisadores participantes do projeto de extensão possam discutir e estruturar o curso em módulos aulas definir sua duração indicar os temas a serem tratados Após a finalização da etapa de pesquisa e criação do curso a ser implementado serão aplicados cursos de curta duração aos alunos da graduação em Direito que lhe auxiliem a se prepararem para as aulas a serem lecionadas Cursos como oratória e métodos ativos de ensino serão aplicados a fim de garantir aos alunos as ferramentas necessárias para o preparo e um bom desempenho nas aulas Por fim serão firmadas parcerias com escolas As aulas do curso serão ministradas pelos discentes sob a supervisão dos professores e pesquisadores do projeto