Coordenador : Fernanda Serpa Cardoso
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 733.1.2024
Departamento/Setor: GCM
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais: endereco:escoladeinclusao
Objetivo
Geral Proporcionar aos discentes de diversas licenciaturas alunos de pósgraduação professores que atuam na Educação Básica psicólogos psicopedagogos e familiares informações sobre o desenvolvimento de trabalhos com alunos públicoalvo da educação inclusiva Específico Promover workshops e oficinas formativos sobre as diversas características dos alunos públicoalvo da educação inclusiva por meio digital ou na modalidade presencial Organizar os encontros do grupo de estudo sobre o tema Dupla Excepcionalidade que será aberto para alunos de graduação e pós graduação da UFF Promover um canal de diálogo com os pais de alunos com dupla excepcionalidade superdotadoautista Receber professores de alunos cegos e auxiliálos na construção e disponibilização de materiais a partir não só de suas demandas mas especialmente de seus alunos Promover minicursos e oficinas sobre o atendimento a alunos com necessidades específicas para docentes universitários
Resumo
A LDB propõe em um dos seus artigos o atendimento a alunos da educação especial Entendese como público alvo da educação especial alunos com deficiência transtornos e altas habilidades ou superdotação No entanto a inclusão com equidade de tais alunos nos diversos ambientes escolares tem sido prejudicada pela falta de conhecimento de suas demandas e mais ainda pela falta de desenvolvimento de metodologias educacionais adequadas Desta forma o projeto Escola de Inclusão tem por objetivo central proporcionar atividades de informação para licenciandos da Universidade Federal Fluminense e professores que já atuam na Educação Básica e no Ensino Superior proporcionando aos atuais e futuros profissionais da educação uma formação acadêmica baseada nos princípios da educação inclusiva como também para docentes da UFF A formação será feita pelo planejamento e realização de workshops e oficinas a serem divulgados não só para os graduandos pós graduandos e professores como também para o público interessado no conteúdo a ser discutido visando a disseminação de conhecimento e desenvolvimento de novas estratégias de atendimento aos alunos públicoalvo da educação inclusiva