Coordenador : Érika Elizabeth Vieira Frazão
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 446.1.2024
Departamento/Setor: PROAES
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE GENERO,IGUALDADE ETNICO RACIAL,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público Interno à Universidade - Previsão: 1000,publicoAlvo
Objetivo
OBJETIVO GERAL O presente projeto tem como objetivo fazer o resgate de narrativas possibilidades e formas de fazer o processo educativo de pensar o currículo e o percurso formativo de docentes e discentes que mesmo dentro de uma estrutura rígida e racista encontram coletivamente flechas para evocar e implantar saberes e epistemologias necessárias para uma prática plena de cidadania e subversão ao estado colonial Objetivos Específicos Analisar as leituras sobre África culturas africanas e culturas afrobrasileiras presentes em falas de professores universitários de educação básica e discentes de pedagogia Ampliar a reflexão teórica a partir de encontros semanais do Grupo de Pesquisa Viabilizar trocas interinstitucionais e interdisciplinares acolhendo questões e interesses de diferentes atores sociais em seus contextos específicos de atuação Estimular encontros dialógicos interprofissionais integrando diferentes setores em que o interesse pelo interesse pelas Relações étnicoRaciais e Currículo Elaborar relatório parcial e final do projeto Estimular o engajamento de estudantes de graduação no processo de investigação cientifica Estimular o aumento da produção científica de graduandos Despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação mediante sua participação em projetos de pesquisa Proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos científicos bem como estimular o desenvolvimento de sua criatividade Construir uma biblioteca digital com um acervo especializado de autoras e autores indígenas e quilombolas e obras de relevância que abordem temáticas relacionadas a esses povos
Resumo
O presente projeto visa criar na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense um espaço de pesquisa que se torne um centro de referência para pesquisadores e estudantes de diversos cursos no que tange às relações raciais Este projeto dá continuidade as pesquisas desenvolvidas pela pesquisadora proponente desde o doutoramento e minha trajetória enquanto pesquisadora da área nesta mesma instituição Enquanto professora de Relações ÉtnicoRaciais na Escola no curso de Pedagogia da UFF percebo a necessidade de maior divulgação e acesso das produções sobre epistemologias negras e indígenas na Universidade Estudantes de diferentes cursos a disciplina é aberta a todos os cursos da UFF relatam cotidianamente a dificuldade em ter acesso a livros e materiais que possibilitem uma prática científica antirracista e anticolonial Desta forma a proposta deste projeto é através da criação deste espaço criar um acervo digital e físico de livros artigos materiais audiovisuais e acervos já existentes na faculdade sobre a temática A partir desta proposta o projeto pretende ainda perceber e analisar os impactos que o acesso a estas bibliografias podem ter nos currículos da Universidade e da Educação Básica por meio de atividades de extensão pesquisa e ensino com escolas de Niterói e comunidade indígenas e quilombolas do estado do Rio de Janeiro O projeto será executado pelo Laboratório de Estudos de Relações ÉtnicoRaciais e Subjetividades LabÊres pelo Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural Laboep e pelo Grupo de Pesquisa Epistemologias Negras e Indígenas e Relações ÉtnicoRaciais Apostamos no potencial deste espaço de pesquisa para socialização de possibilidades e formas de fazer que professoras e professores com participação dos discentes têm encontrado mesmo dentro de uma estrutura rígida e racista coletivamente flechas para evocar e implantar saberes e epistemologias outros necessários para uma prática plena de cidadania e subversão ao estado colonial