Coordenador : Beatriz dos Santos Feres
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 890.1.2024
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 50,publicoAlvo
Objetivo
O objetivo geral do projeto é colaborar com a formação continuada de professores no trabalho com a argumentação em turmas da educação básica para que os estudantes sejam capazes desenvolver a formação cidadã e participar ativamente da sociedade Além disso este projeto espera transformar as práticas pedagógicas uma vez que os professores terão a oportunidade de complementar a formação inicial no que tange ao trabalho teóricoprático com a argumentação bem como a atender às exigências legais da educação brasileira
Resumo
Este projeto de extensão de natureza teóricoprática situase na intersecção dos campos dos Estudos de Linguagem da Linguística Aplicada dos Estudos da argumentação e das metodologias ativas de ensino com particular destaque para as voltadas às práticas pedagógicas que são desenvolvidas principalmente por professoras polivalentes Assim as ações que serão apresentadas tendo como modelo o projeto Ensino de Argumentação na Escola ENARE desenvolvido pela professora Isabel Cristina Michelan de Azevedo da Universidade Federal de Sergipe visam a contribuir para a construção de conhecimentos quanto ao processo de ensinoaprendizagem da argumentação em cursos de língua materna bem como para a produção de materiais didáticos diversificados Para tanto o projeto prevê práticas de formação docente voltadas a docentes da educação básica de escolas da rede pública O planejamento conjunto entre membros da comunidade acadêmica possibilita ajustar o projeto às necessidades locais O foco de atenção para o desenvolvimento de estudos e do desenho de recursos que podem apoiar as aprendizagens dos estudantes está vinculado às exigências da BNCC que a partir da competência geral n 7 solicita de todos os professores em todos os componentes curriculares o trabalho com a argumentação Entendese então que a realização de cursos de formação continuada de professores pode subsidiar as ações didáticopedagógicas empreendidas na educação básica e ainda oferecer dados para pesquisas em nível de iniciação científica e pósgraduação que pretendam analisar propostas pedagógicas que considerando os desafios do século XXI e as metas estabelecidas pela Agenda 2030 particularmente as que estão vinculadas ao objetivo 4 Educação Qualidade As ações formativas consideram os documentos oficiais que orientam as práticas escolares a literatura específica disponível em cada um dos campos que sustentam o projeto os saberes dos professores as práticas em circulação na sociedade em uma perspectiva críticocolaborativa