Encruzilhada de Conhecimentos
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Coordenador :
Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1755.1.2025
Departamento/Setor:
CHT
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivos Estender para além dos muros universitários debates participativos por meio virtual de temas atuais Promover a experimentação dos estudantes dos Cursos de História Ciências Sociais Ciências Econômicas e Psicologia ligados diretamente às atividades do Laboratório de Estudos da Imanência e da Transcendência LEIT dos convidados e dos demais participantes do Projeto da História do Tempo Presente enquanto sujeitos ativos da História por meio de ferramentas de interação virtual Desenvolver atividades virtuais como quotsala de debatesquot Grupos de Estudos Produção de artigos e mídias Promover a interação entre Universidade e participantes externos por meio da Educomunicação considerando discussões epistemológicas ausentes de hierarquia e arrogância disciplinar Objetivase a Educação do Esperançar Incentivar a Educação técnica do uso tecnológico das mídias ao promover colaboração e troca de funções no âmbito da produção técnica midiática
Resumo
O Projeto de Extensão quotEncruzilhada de conhecimentosquot é resultante de atividades já desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos da Imanência e da Transcendência e visa a divulgação de Conhecimentos por meio virtual que abrangem o campo da História da Filosofia e das Religiões As atividades visam reunir para debates online intelectuais especialistas em temas diversos O termo quot Encruzilhada quot se refere tanto aos cruzamentos entre saberes científicos das referências cardeais que indicam a referenciação Imanente do ser humano no mundo assim como o termo quot Encruzilhada quot no âmbito da Transcendência se refere à metafísica racional e também às religiosidades Represando o símbolo da cruz cristã a Encruzilhada é ainda o lugar de encontro do sagrado de Religiões de matriz africana Utilizase por referência a indicação pedagógica de Luiz Rufino compreendendoa como cruzamentos entre variadas Teorias do Conhecimento sejam ocidentais orientais e ou africanas e americanas debatidas a partir da Universidade enquanto campo do saber ocidental mas não excludente ou superior conceito da Educomunicação que se refere à Educação midiática como questão cultural A mídia torna acessível a maior número de participantes porque pretendese interativa o conhecimento produzido por intelectuais que se dispõem a tornar cognoscível a todos os debates atuais sobre História de forma global A proposta produzida por Laboratório de Estudos de Curso de História visa compreender metodologicamente a perspectiva da História do Tempo Presente a partir das leituras de Bédarida que comporta análise de permanências e rupturas que se observam em relação à fluidez entre passado e presente Não considerando o Passado como dado ou estático a História do Tempo Presente exige do historiador a experimentação mais que a observação passiva dos acontecimentos atuais