Educando para a cidadania a partir da ideia do direito à cidade
Coordenador :
ANA PAULA SOARES CARVALHO
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1568.1.2025
Departamento/Setor:
MDI
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE,COMUNIDADES, SUSTENTAVEIS
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivo geral Promover ações de educação para a cidadania com foco no direito à cidade fortalecendo a participação política e o protagonismo juvenil em escolas da rede pública de Macaé RJ Objetivos específicos Desenvolver atividades pedagógicas que estimulem o engajamento dos estudantes como agentes de transformação social Discutir com base na realidade local os impactos dos processos econômicos e políticos na conformação do espaço urbano Apresentar aos estudantes os instrumentos legais de planejamento urbano com destaque para o Plano Diretor Estimular a participação dos estudantes em espaços de decisão sobre as políticas urbanas do município Investigar o processo de elaboração e implementação do Plano Diretor de Macaé com foco na atuação dos diferentes atores sociais e institucionais envolvidos Analisar o papel do Ministério Público na defesa do direito à cidade e da justiça socioespacial Implementar mecanismos de acompanhamento contínuo das atividades realizadas utilizando questionários feedbacks e análises qualitativas para garantir a eficácia e o impacto social do projeto
Resumo
O projeto de extensão Educando para a cidadania a partir da ideia do direito à cidade vinculado ao Programa Direito do Futuro cidadania carreira e solução de conflitos da UFFMacaé tem como objetivo principal promover ações de educação para a cidadania em escolas públicas do município de Macaé RJ a partir da abordagem do direito à cidade A proposta articula atividades de formação teórica oficinas pedagógicas produção de materiais educativos e pesquisa aplicada sobre o processo de elaboração e implementação do Plano Diretor local O projeto busca estimular o engajamento dos estudantes em processos participativos de gestão urbana conectando a realidade escolar aos desafios da política urbana brasileira A metodologia adotada privilegia práticas participativas o diálogo entre universidade e sociedade e a construção coletiva do conhecimento Entre os produtos esperados estão oficinas escolares cartilhas digitais seminários temáticos e relatórios de impacto social