Educação novas tecnologias e mídias digitais articulando práxis inovadoras na educação básica
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Coordenador :
Walcéa Barreto Alves
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
259.1.2024
Departamento/Setor:
SSE
Área Temática :
Educação
ODS:
CRESCIMENTO, ECONOMICO,REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,ERRADICACAO, DA, POBREZA,EDUCACAO, QUALIDADE,CONSUMO, RESPONSAVEL,INSTITUICOES, EFICAZES,IGUALDADE, GENERO
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivo principal Desenvolver ações e estratégias educacionais a partir do posicionamento críticoreflexivo do aluno frente ao contexto escolar e ao uso das tecnologias digitais nos processos de ensinoaprendizagem a partir de uma perspectiva dialógica em colaboração com a comunidade escolar Objetivos específicos Investigar a relação entre as representações do aluno sobre a interface entre a tecnologia e a educação e suas implicações no processo de ensinoaprendizagem Compreender as redes de significação que se configuram no ambiente escolar acerca dos usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo dentro e fora dos muros da escola Pesquisar as possibilidades de modificação das práticas educacionais a partir de uma relação críticodialógica com os alunos em colaboração com os professores frente ao contexto escolar e à cibercultura Investigar as possibilidades da implicação do conceito de reflexividade na concepção do papel do aluno como agente prospectivo de mudança da escola em interface com o uso das tecnologias digitais no contexto educativo Investigar os processos interativoreflexivos entre os participantes da pesquisa no contexto cultural emocional simbólico social e de aquisição de conhecimentos digitais Promover ações que busquem a ampliação da participação dos alunos de modo crítico nos processos de ensinoaprendizagem com vistas ao contexto das tecnologias e da cibercultura Promover espaços de aprendizagem e letramento digital ampliando possibilidades de conhecimento e desenvolvimento da cidadania crítica
Resumo
Este projeto está integrado às ações de ensino pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação Etnografia Representações Sociais NECEERSUFF Sua realização está articulada ao projeto de pesquisa Representações sociais tecnologias digitais e o contemporâneo investigando a escola projeto de ensino Projetos de trabalho articulando saberes docentes em interface com a educação básica e projeto de Inovação Educação e contemporaneidade tecnologias digitais e inovação nos processos educativos O foco principal consiste em buscar compreender as redes de significação do ambiente escolar sobre os usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo da cibercultura dentro e fora da escola Através da perspectiva dialógica e interdisciplinar pretendese desenvolver atividades e práxis inovadoras em interlocução com os alunos da educação básica em colaboração com professores O eixo norteador se baseia nos princípios da etnografia Nessa perspectiva a partir das falas dos alunos e da observação do cotidiano escolar buscarseá desenvolver ações que venham a promover a construção conjunta e compartilhada de ações educativas que vislumbrem novos horizontes para o processo de ensinoaprendizagem Pretendese desenvolver um processo de socialização na construção do planejamento desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que fomentem a participação a criatividade e a produção de conhecimento A criação de novas estratégias e produtos a partir dos próprios atores do contexto sócioeducacional é a mola propulsora deste projeto a fim de se potencializar para além dos muros da escola a cidadania crítica participativa e democrática visando emancipação e autonomia