Coordenador : Walcéa Barreto Alves
Ano: 2024
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2024
Protocolo: 402383.2258.273036.21022024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O públicoalvo principal são alunos matriculados no segundo segmento do ensino fundamental da Escola Municipal Heitor Villa Lobos Os participantes secundários serão professores gestores pais e funcionários da escola que atuarão enquanto colaboradores para realização do projeto por estarem inseridos e atuarem no cotidiano da escola e junto aos estudantes O projeto envolverá em sua realização professores e estudantes do ensino superior graduação e pósgraduação mediante atuação no desenvolvimento da proposta Este envolvimento trará contribuições ao processo formativo e de atuação profissional de todos os envolvidos
Local de atuação: Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos R Salo Brand - Ilha Conceição - Niterói, RJ - CEP: 24050-070 Universidade Federal Fluminense Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n Bloco D Campus Gragoatá Bairro: São Domingos CEP 24210-201
Objetivo
Objetivo principal: - Desenvolver ações e estratégias educacionais a partir do posicionamento crítico-reflexivo do aluno frente ao contexto escolar e ao uso das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem, a partir de uma perspectiva dialógica, em colaboração com a comunidade escolar. Objetivos específicos: •Investigar a relação entre as representações do aluno sobre a interface entre a tecnologia e a educação e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. • Compreender as redes de significação que se configuram no ambiente escolar acerca dos usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo - dentro e fora dos muros da escola. •Pesquisar as possibilidades de modificação das práticas educacionais a partir de uma relação crítico-dialógica com os alunos, em colaboração com os professores, frente ao contexto escolar e à cibercultura. •Investigar as possibilidades da implicação do conceito de reflexividade na concepção do papel do aluno como agente prospectivo de mudança da escola em interface com o uso das tecnologias digitais no contexto educativo. •Investigar os processos interativo-reflexivos entre os participantes da pesquisa no contexto cultural, emocional, simbólico, social e de aquisição de conhecimentos digitais. • Promover ações que busquem a ampliação da participação dos alunos, de modo crítico, nos processos de ensino-aprendizagem, com vistas ao contexto das tecnologias e da cibercultura. . Promover espaços de aprendizagem e letramento digital, ampliando possibilidades de conhecimento e desenvolvimento da cidadania crítica.
Resumo
Este projeto está integrado às ações de ensino pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação Etnografia Representações Sociais NECEERSUFF Sua realização está articulada ao projeto de pesquisa Representações sociais tecnologias digitais e o contemporâneo investigando a escola projeto de ensino Projetos de trabalho articulando saberes docentes em interface com a educação básica e projeto de Inovação Educação e contemporaneidade tecnologias digitais e inovação nos processos educativos O foco principal consiste em buscar compreender as redes de significação do ambiente escolar sobre os usos e conceitos relacionados às novas tecnologias e mídias digitais no contexto contemporâneo da cibercultura dentro e fora da escola Através da perspectiva dialógica e interdisciplinar pretendese desenvolver atividades e práxis inovadoras em interlocução com os alunos da educação básica em colaboração com professores O eixo norteador se baseia nos princípios da etnografia Nessa perspectiva a partir das falas dos alunos e da observação do cotidiano escolar buscarseá desenvolver ações que venham a promover a construção conjunta e compartilhada de ações educativas que vislumbrem novos horizontes para o processo de ensinoaprendizagem Pretendese desenvolver um processo de socialização na construção do planejamento desenvolvimento e avaliação de práticas educativas que fomentem a participação a criatividade e a produção de conhecimento A criação de novas estratégias e produtos a partir dos próprios atores do contexto sócioeducacional é a mola propulsora deste projeto a fim de se potencializar para além dos muros da escola a cidadania crítica participativa e democrática visando emancipação e autonomia