ENSINANDO QUÍMICA COM O ANIME DR STONE
Enviar um e-mail
Coordenador :
Andréa Aparecida Ribeiro Alves
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1383.1.2025
Departamento/Setor:
VQI
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivo Geral Ensinar Química utilizando atividades diversificadas que envolvam trechos de episódios do anime Dr Stone a fim de auxiliar na aprendizagem de conhecimentos científicos Objetivos Específicos Desenvolver ações de extensão junto à comunidade escolar eou social ao levar ao espaço da escola eou da Universidade atividades diversificadas júri simulado oficinas temáticas minicursos mostras e feiras rodas de conversa etc Utilizarse de outros recursos didáticos para além do anime Dr Stone para contextualizar conceitos químicoscientíficos e auxiliar na alfabetização e letramento científico dos envolvidos nas ações Buscar sempre que possível correlacionar situações cotidianas com os conteúdos científicos trazidos nos trechos dos episódios de Dr Stone a fim de trabalhar experiências argumentações e pensamento crítico baseandose nos pressupostos de Zabala e Vygotsky
Resumo
No cenário atual aprender QuímicaCiências precisa envolver assuntos interessantes que sejam do cotidiano das pessoas Nesse contexto é importante que traga curiosidades e instigue os participantes sobretudo quando estes são alunos do Ensino Médio que após a pandemia apresentaram muitas lacunas em sua aprendizagem dificultando a compreensão das disciplinas que compõem a Ciências da Natureza Este projeto tem viés extensionista e visa levar a espaços de aprendizagem como a Escola ou a Universidade que neste contexto serão tratadas como espaços não formais em momentos de minicursos visitas e feiras de ciências a aplicabilidade do anime como forma de ensinar e aprender Química Este recurso didático apresenta excelente potencial para auxiliar na aprendizagem de conteúdos químicos visto que possui grande aceitação por parte dos alunos que pela faixa etária veem muito este tipo de desenho animado Este trabalho se baseará nos pressupostos teóricos metodológicos de Vygotsky e pretendese explorar conteúdos químicos do currículo do Ensino Médio com trechos de episódios do anime Dr Stone com auxílio de outros recursos didáticos experimentação quadrinhos etc de forma a desenvolver nos alunos as concepções determinadas por Zabala conceituais factuais procedimentais e atitudinais Almejase que este projeto contribua para a divulgação da ciência em diversos ambientes de aprendizagem contribuindo para a alfabetização e letramento científico aos envolvidos seja aqueles da comunidade escolar eou da sociedade em geral