Drogas de abuso e a escola o que as Neurociências tem a nos dizer sobre isso
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Coordenador :
Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1420.1.2025
Departamento/Setor:
GNE
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE,SAUDE, BEM, ESTAR
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
A meta inicial do projeto foi o desenvolvimento do jogo colaborativo Pane encontre a saída e o desenvolvimento de uma cartilha sobre drogas e suas ações no sistema nervoso ainda em fase de finalização o segundo volume bem como a aplicação em sala de aula e em espaços não formais de ensino acompanhadas por palestras já em andamento com o objetivo de chamar a atenção de forma preventiva para os efeitos da ação de drogas de abuso lícitas e ilícitas no sistema nervoso
Resumo
Um dos grandes desafios das políticas públicas está relacionada ao combate ao uso de drogas que já ocupam as escolas trazendo para este cenário crianças e adolescentes em pleno desenvolvimento Inserida no ambiente escolar as drogas assumem um papel perturbador social e educacional uma vez que afetam diretamente a capacidade de socialização e cognitiva do educando OMS Unesco UNODOC e WHO destacam a importância das políticas públicas que intervenham na escola o mais precocemente possível de forma que a palavra de ordem não seja o combate mas sim a prevenção O uso eou abuso de drogas impacta fortemente a educação à medida que reduz o desempenho escolar aumenta a taxa de evasão impactando não só a educação mas o desenvolvimento social além de desempenhar papel secundário afetando o sistema de saúde pública em função do custo que gera com a reabilitação da saúde assim como questões de segurança pública familiares comunitários e sociais Portanto é de extrema relevância que conteúdos científicos relacionados à este tema possam chegar à escola a fim de atingir essa parcela da população estudantes dos primeiros segmentos que vem sendo facilmente seduzida pelo uso de drogas de forma a prevenir o primeiro contato Caso este já tenha ocorrido o objetivo é que se possa prevenir as questões secundárias relacionadas ao uso tais como acidentes de trânsito infecções pelo vírus da AIDS A proposta é trabalhar conceitos de neurociências a partir de uma linguagem acessível de forma a inserir a ciência no cotidiano do público alvo