Coordenador : CHRISTIANE BEATRICE DUYCK PINTO
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1220.1.2024
Departamento/Setor: GQA
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,CONSUMO RESPONSAVEL,SAUDE BEM ESTAR,SANEAMENTO,COMUNIDADES SUSTENTAVEIS
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 100
Redes sociais: endereco:https://youtube.com/AnaliticaUffendereco:https://instagram.com/gqa.uff
Objetivo
Geral Promover a educação ambiental para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS relacionados à saúde sustentabilidade e consumo consciente através de ações investigativas em Química Analítica com metodologias ativas de ensino envolvendo a população externa à UFF escolas e professores Específicos 1 Realizar oficinas sobre qualidade da água incluindo ações de análise de pH com compostos naturais e investigação de contaminantes como ferro prata cromo e níquel 2 Desenvolver experimentos práticos em alimentos investigando a presença de substâncias em produtos ultraprocessados por meio de técnicas simples como testes de chama 3 Incorporar o uso de tecnologias de impressão 3D para reuso de materiais e economia circular 4 Estimular a reflexão sobre o consumo e os impactos ambientais promovendo a adoção de hábitos sustentáveis 5 Proporcionar capacitações em boas práticas de sustentabilidade para educadores 6 Divulgar todas as atividades realizadas com a comunidade externa da UFF em mídias digitais e em eventos acadêmicos
Resumo
O ensino da Química nas escolas enfrenta desafios como a escassez de materiais e reagentes para as aulas e a dificuldade dos alunos em conectar os conceitos teóricos à visualização de fenômenos químicos no dia a dia Este projeto busca motivar alunos do ensino médio a desenvolver interesse na área de Química com ações investigativas baseadas na Química Analítica Utilizando amostras do cotidiano e metodologias ativas como a gamificação e a aprendizagem baseada em equipes os estudantes passam a ser atuantes em seus processos de aprendizagem gerando observações e discussões acerca de situaçõesproblemas reais As ações são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS abordando qualidade da água alimentos naturais vs industrializados e reciclagem incluindo aplicações práticas com impressão 3D Essa tecnologia pode enriquecer o aprendizado dos alunos ao permitir visualizar e manipular representações físicas que facilitam a compreensão de conceitos complexos Sua integração possibilita explorar a relação entre inovação e sustentabilidade através da reutilização de materiais e da produção local de recursos didáticos