Desafio Torre de Papel
Coordenador :
RAFAEL OLIVEIRA SANTOS
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
92.1.2024
Departamento/Setor:
VEM
Área Temática :
Tecnologia e Produção
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivo geral O Desafio Torre de Papel tem como objetivo desenvolver nos participantes competências e habilidades tanto técnicas quanto comportamentais por meio de um projeto que combina desafio e diversão Objetivos específicos 1 Proporcionar aos alunos o contato com a metodologia de desenvolvimento de projetos de Engenharia desde o 1o período do curso 2 Incentivar o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em equipe 3 Promover um ambiente de aprendizado coletivo entre alunos de diferentes períodos com o objetivo de reduzir a evasão escolar relacionada à falta de integração à comunidade acadêmica 4 Introduzir e aplicar conhecimentos práticos de diversas disciplinas e áreas da Engenharia 5 Fomentar o intercâmbio de conhecimento e práticas de aprendizagem através da aproximação com outras universidades 6 Apresentar o curso de Engenharia para alunos do ensino médio tanto da rede pública quanto privada
Resumo
O projeto Desafio Torre de Papel DTP utiliza o método de aprendizagem ativa conhecido como Aprendizagem Baseada em Projeto PBL Project Based Learning uma estratégia de ensino que integra os estudantes em atividades de caráter lúdico com intensa interação num ambiente de cooperação e pensamento coletivo no desenvolvimento de um projeto O objetivo do desafio é projetar e construir uma maquete de uma torre de papel capaz de resistir a diversos testes de esforço utilizando o mínimo possível de matériaprima O Desafio Torre de Papel é organizado por uma equipe formada por professores e alunos responsáveis por estabelecer as regras Regulamento organizar a competição e avaliar os trabalhos desenvolvidos pelas equipes participantes Este projeto tem como propósito promover a criatividade o trabalho em equipe e a aplicação de conceitos práticos proporcionando aos participantes uma experiência de aprendizado divertida e desafiadora Além de ser um projeto de baixo custo ele permite que os competidores desenvolvam competências importantes e apliquem princípios de engenharia matemática física e design Ao longo do desafio os participantes irão testar suas habilidades de planejamento execução e resolução de problemas tudo em um ambiente de competição saudável e colaborativo