Da escola à universidade escutando o malestar
Coordenador :
LUCIANA GAGEIRO COUTINHO
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
235.1.2024
Departamento/Setor:
SFP
Área Temática :
Educação
ODS:
SAUDE BEM ESTAR
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais:
endereco:@lapseuff
Objetivo
Avançar na promoção das ações extensionistas articulando pesquisa e ensino e extensão Relacionar a comunidade universitária e escolar a uma discussão interdisciplinar de questões sobre o mal estar e o sofrimento psíquico na atualidade Ampliar a comunicação entre a universidade e a escola e construir uma rede de trocas de experiências promovendo acolhimento no retorno às aulas presenciais após o afastamernto pela pandemia do covid 19 Investigar e intervir sobre o mal estar e o sofrimento psíquico na atualidade e modos de produção de laços sociais comentre os jovens Contribuir na formação do estudantes de graduação numa perspectiva interdisciplinar Construir conjuntamente com os bolsistas advindos da graduação e inseridos no contexto do público jovem visado pelo projeto uma agenda de ações intervenções sociais e políticas para o enfrentamento dos signos de malestar da juventude Realização de atividades que envolvam o coletivo da instituição a serem elaboradas a partir do intercâmbio com a instituição palestras oficinas rodas de conversa etc
Resumo
O projeto de extensão Da escola à universidade escutando o malestar foi concebido tendo em vista os alarmantes índices de crescimento de tentativas de suicídio e sofrimento psíquico entre os jovens no Brasil nos últimos anos o que tem se constituído em uma questão de saúde coletiva agravada ainda mais com a pandemia do covid 19 Visando atender às demandas institucionais e sociais que se fazem cada vez mais urgentes assim como a construção de possíveis estratégias de tratamento desse problema a serem posteriormente ampliadas e difundidas pelas redes de saúde e educação o projeto propõe a construção de uma agenda de intervenções em escolas e universidades utilizando o dispositivo de rodas de conversas com professores e alunos das escolas e universidades participantes A construção da ação em consonância com atividades de extensão que vem sendo realizadas também em outras universidades tem como eixo norteador a necessidade de ampliar a discussão e as intervenções sobre o malestar e o sofrimento psíquico no público jovem considerando sua dimensão sóciopolítica