Coordenador : Rosa Malena de Araújo Carvalho
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 514.1.2024
Departamento/Setor: GEF
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,SAUDE BEM ESTAR,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 36,publicoAlvo
Redes sociais: endereco:gpesquisaelac@gmail.comendereco:@gpesquisaelacendereco:rosamalena@id.uff.br
Objetivo
Gerais Contribuir para a formação permanente dos e das professoresas da Educação Básica favorecendo a problematização o planejamento e os registros na organização das práticas pedagógicas Impactar as políticas públicas educacionais pelos estudos das relações entre o corpo e as práticas corporais na Educação Básica evidenciando os três objetivos da ODS aqui elencados Colaborar na formação inicial de diferentes graduandosas aproximando osas jovens professores e professoras das discussões específicas da corporeidade e em especial da EJA uma modalidade da educação pouco favorecida nas formações Específicos Difundir a organização das práticas corporais no interior das escolas pelo olhar da cultura corporal forma de organização do trabalho docente que prioriza as diferentes formas de aprender e realizar movimentos corporais Identificar o corpo e as práticas corporais como produções sociais e por isso podendo contribuir para a criação e desenvolvimento do trabalho docente assim como estabelecer relações com metas sociais como os objetivos da ODS convidam Criar junto com os Cursistas propostas e materiais pedagógicos que contribuam com a inserção da corporeidade na Educação Básica destacando a EJA a qual é oferta para uma parcela da população historicamente excluída dos bens socialmente produzidos
Resumo
Considerando as urgências e os desafios presentes nas escolas públicas contemporâneas assim como nas formações docentes partimos da hipótese de que a diversidade de situações tempos espaços saberes e práticas pedagógicas possibilitam encaminhar perspectivas de escolarização que contenham as corporeidades e as práticas corporais como parte da formação humana contribuindo para o bem comum os quais se fazem presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS das Nações Unidas Junto com isso práticas corporais e elementos curriculares que colocam o corpo em evidência como a Educação Física são negados ou com oferecimento restrito impossibilitando o entrelaçamento de diferentes saberes dificultando a equidade social a qualidade da vida em sociedade que incluem a saúde e a educação ao longo da vida por isso aqui destacamos os e as estudantes fora da idade regular obrigatória como são os e as estudantes da Educação de Jovens e Adultos EJA Compreendendo a educação como direito e devir distinguindoa dos sentidos de carência incapacidade e suplência o Curso problematiza as relações entre as experiências corporais e as condições sociais de acesso eou precariedade ao socialmente construindo Articulando com ensino e pesquisa esse Curso de extensão coloca em estudo o corpo e as práticas corporais como parte da formação pelo universo da cultura corporal de forma interdisciplinar e socialmente comprometido com a transformação das adversidades da vida em sociedade