Coordenador : Inny Bello Accioly
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 254.1.2024
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE GENERO,ERRADICACAO DA POBREZA,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: null
Objetivo
Atender refugiados e imigrantes em situação de deslocamento forçado por meio da oferta do ensino de Português como Língua de Acolhimento PLAC Inserir a temática dos refugiados no escopo das ações desenvolvidas pela UFF Promover a capacitação de profissionais da educação para a atuação junto a um público que é culturalmente diverso Engajar a comunidade acadêmica no combate ao racismo xenofobia intolerância religiosa violência de gênero e outras formas de violência praticadas contra as pessoas em situação de refúgio Promover a formação de professores para atuarem junto ao público de crianças jovens e adultos imigrantes eou refugiados
Resumo
O projeto atende refugiados e imigrantes que se encontram em diversas regiões do Brasil e em situação vulnerabilidade socioeconômica por meio do ensino de Português como Língua de Acolhimento PLAC no formato de ensino online A aprendizagem da língua portuguesa é uma necessidade vital para que os refugiados possam se estabelecer no Brasil de forma digna e ter acesso a direitos como saúde e educação Adicionalmente a legislação prevê como condição para a naturalização como cidadão brasileiro o certificado de conclusão de curso de língua portuguesa para imigrantes realizado em instituição de educação superior credenciada pelo MEC Além do ensino de língua portuguesa o projeto que é desenvolvido em parceria com a Rede Emancipa de Educação Popular e recebe o nome Bitita Emancipa promove ações de apoio aos refugiados por meio de uma rede de solidariedade em que participam profissionais da psicologia direito serviço social educação e outros O projeto também promove capacitação de profissionais da educação e estudantes da UFF para a docência voltada às especificidades dos refugiados acolhidos pelo Brasil O projeto tem como referência a pedagogia crítica no contexto da educação popular com intuito de propiciar um ensinoaprendizado para a formação do pensamento crítico e inclusivo