Coordenador : Margareth Martins de Araújo
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1491.1.2025
Unidade/Órgão Adm.: ESE
Departamento/Setor: SSE
Área Temática : Educação
ODS: REDUCAO, DESIGUALDADES,EDUCACAO, QUALIDADE,INSTITUICOES, EFICAZES,VIDA, TERRESTRE
Tipo: Cursos
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Os objetivos do projeto serão sempre redefinidos à medida que nos dermos conta de sua amplitude mas a princípio trabalhamos com os que se seguem Possibilitar aos professores uma gama de informação reflexiva sobre as demandas do trabalho junto a crianças em situação de risco social no sentido de oportunizar uma prática pedagógica inclusiva Trabalhamos para o sucesso escolar de alunos e professores II Objetivos Específicos Trabalhar na formação permanente do professor objetivando auxiliálo no desenvolvimento de suas funções junto à criança em situação de risco social ou limite Esta se constitui em uma demanda crescente em nossas escolas Propiciar aos professores cursistas uma visão geral do universo da criança em situação de risco o conceito histórico necessidades e demandas para maior conhecimento e contato com a adversidade a que estão expostas Promover uma análise das condições econômicas do país através da relação capitaltrabalho a qual estamos expostos na tentativa de construção de um marco referencial teórico para o entendimento das relações injustas entre mão de obra mercado de trabalho emprego e subemprego Proporcionar a inserção e aprofundamento na obra de Paulo Freire como uma das alternativas teóricas possíveis para embasar o trabalho pedagógico do professor junto à criança em situação de risco social ou limite no sentido de tornar a escola possível para ambos Vislumbramos trabalhar na perspectiva da pedagogia multicultural inclusiva e portanto revolucionária diante dos padrões atuais Refletir sobre as estratégias de implantação da Lei 1063903 nas escolas contribuindo para a implementação de uma pedagogia multicultural que favoreça a diversidade humana e o exercício de uma pedagogia inclusiva Contribuir para a divulgação de políticas públicas de reconhecimento e valorização da cultura afrobrasileira pois não podemos perder de vista o fato de ser esta a identidade cultural e racial das crianças em situação de risco social Promover encontros com pessoas das várias etnias objetivando a valorização da forma de viver e de estar no mundo de cada uma delas
Resumo
O trabalho será na formação inicial e permanente de professores de crianças em situação de vulnerabilidade social assim como Pedagogos Assistentes Sociais Psicólogos e profissionais de áreas afins Através de temas pertinentes à demanda sócio educacional que a cada dia exige dos educadores novas formas de ser e de estar professoreducador Acompanharemos professores em seus locais de trabalho auxiliando na reflexãoação de situações oriundas do seu saberfazer partindo do princípio pedagógico do professor reflexivo capaz de pesquisar sua própria prática e sobre ela intervir Contaremos com uma proposta metodológica adequada que desafiará ao cursista a um diálogo permanente com Aulas Teóricas e Práticas Estudos de Caso Vídodebates Dinâmicas de Grupo Oficinas e Seminários Nossa fundamentação teórica será ancorada principalmente em autores que dialogam com nossa temática tais como Freire Freinet Edgar Morin Leonardo Boff e Roberto Silva A Constituição federal de 1988 o Estatuto da Criança e do Adolescente e a implementação da Lei sobre as ações afirmativas serão por nós trabalhados Como proposta de término de Curso teremos a elaboração de um projeto a ser desenvolvido em cada espaço de ação dos envolvidos sob a coordenação dos professores do curso objetivando a superação coletiva de situações problemas detectadas Nossos objetivos são Propor reflexões acerca da formação inicial e permanente de Professores de crianças em situação de vulnerabilidade social Promover práticas educativas valorizadoras das experiências inclusivas das crianças em situação de vulnerabilidade social Iniciar educadores e futuros educadores no processo de autoconhecimento nas práticas educativas inclusivas e humanizadoras