Curso de Capacitação para Mediadores Nível I Casa da Descoberta
Coordenador :
PAULA RAISA PEREIRA
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1650.1.2025
Departamento/Setor:
EGF
Área Temática :
Educação
ODS:
ENERGIA, LIMPA,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,EDUCACAO, QUALIDADE,IGUALDADE, GENERO,SAUDE, BEM, ESTAR
Tipo:
Cursos
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
A formação dos mediadores museais deve ser compreendida como um processo contínuo crítico e comprometido com os princípios da inclusão da acessibilidade da diversidade e da participação social Longe de se limitar à transmissão de informações sobre as coleções a mediação educativa deve promover o diálogo estimular a reflexão e possibilitar diferentes formas de apropriação dos conteúdos pelos visitantes Nesse sentido o educador museal é visto como alguém que escuta acolhe interpreta e constrói sentidos junto ao público contribuindo para o fortalecimento do museu como espaço de educação não formal transformação social e construção de cidadania
Resumo
Política Nacional de Educação Museal PNEM instituída em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Museus IBRAM representa um importante avanço na consolidação da educação como uma função essencial dos museus brasileiros Elaborada de forma colaborativa com profissionais da área museal a PNEM tem como um de seus principais focos a valorização e a formação continuada de educadores e mediadores reconhecendoos como agentes fundamentais no processo de mediação entre os acervos museológicos e os diversos públicos IBRAM 2017 Sob esta ótica a Casa da Descoberta promove semestralmente um curso para capacitação de novos mediadores museais formando agentes qualificados para tornar a visita ao museu uma experiência significativa acessível e crítica Considerando que os mediadores em sua maioria são estudantes universitários das diferentes áreas dos saberes e com pouca ou nenhuma experiência em ações de divulgação científica esta formação é de fundamental importância para que possam adaptar suas abordagens a diferentes faixas etárias níveis de escolarização realidades socioculturais e condições de acessibilidade