Conversas com Normalistas no Interior Fluminense
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Coordenador :
Fernando de Souza Paiva
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1693.1.2025
Departamento/Setor:
PCH
Área Temática :
Educação
ODS:
NAO, SE, APLICA
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: 500
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Integrar alunos do curso de Pedagogia e das demais licenciaturas ofertadas pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior INFES aos alunosprofessores dos Cursos Normais de Nível Médio oferecidos em colégios e Instituto de Educação mantidos pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro SEEDUC na região Noroeste Fluminense por meio de palestras e atividades que valorizem e fortaleçam o campo da formação inicial e continuada de professores
Resumo
Este projeto visa integrar alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia e alunos dos demais cursos de licenciatura ofertados pelo INFESPádua com alunosprofessores do Curso de Formação de Professores em Nível Médio na modalidade Normal ofertados em Colégios e Institutos localizados na região Noroeste Fluminense por meio de palestras e atividades interinstitucionais que promovam diálogos entre ambos os loci e modus de formação docente de forma a valorizar a formação de professores da Educação Básica ampliando o conhecimento sobre a formação continuada de professores Como atividade curricular o projeto está interligado à disciplina PCH00027 Escola Normal e disciplinas pedagógicas e à disciplina PCH00150 Pesquisa e Prática Educativa III ambas pertencentes ao Departamento de Ciências Humanas do INFES A LDB n 939496 no Artigo 62 admite que a formação inicial de professores para atuar na Educação Infantil e nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental seja feita em Nível Médio na modalidade Normal A Escola Normal foi criada no Brasil em 1835 no município fluminense de NiteróiRJ então Capital da Província Atualmente no âmbito da SEEDUC existem 100 Cursos Normais de Nível Médio em funcionamento sendo 15 no noroeste fluminense Anualmente um número expressivo de alunos normalistas ingressam nos cursos de licenciatura do INFES optando assim pela continuidade da formação de professores em Nível Superior Portanto manter o vínculo entre essas unidades de formação de professores os cursos de Licenciatura seus alunos e professores se torna indispensável para o fortalecimento do campo da formação de professores no Brasil