ConsCiência na Ciência Universidade e Escola Caminhando Juntas
Enviar um e-mail
Coordenador :
Caroline Fernandes dos Santos Bottino
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
210.1.2024
Departamento/Setor:
FCB
Área Temática :
Educação
ODS:
REDUCAO, DESIGUALDADES,EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
OBJETIVO GERAL Promover ações de divulgação e letramento científico para os jovens e capacitar professores da educação básica para o uso de TDICs e metodologias ativas de ensinoaprendizagem OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1 Oferecer Cursos de Férias para alunos do ensino médio e préuniversitário 2 Realizar o Desafio ConsCiência como forma de promover o letramento científico 3 Oferecer Oficinas de Capacitação para professores da rede de educação básica 4 Promover lives para a discussão de ciência tecnologia e metodologias de ensinoaprendizagem 5 Divulgar as ações do programa e produzir conhecimento a partir das experiências e vivências
Resumo
Nas últimas décadas a percepção social da ciência e da tecnologia tornouse um tema de grande relevância tanto na academia quanto na política em especial diante da propagação de Fake News e da desinformação A divulgação científica e em especial o letramento científico buscam prover condições para que os cidadãos construam uma capacidade de análise e avaliação de situações que permitam ou culminem na tomada de decisões e o seu posicionamento com relação às ciências à sociedade e às diversas áreas do conhecimento Desde 2014 o Consciência tem ofertado cursos de férias para estudantes do ensino médio e curso prévestibular da região serrana do estado do RJ Diante a pandemia da COVID19 em 2020 migramos para as redes sociais sendo realizado o I Desafio Consciência em que estudantes do ensino médio buscaram soluções para problemas reais de sua comunidade através da aprendizagem por projetos No ano seguinte ofertamos pela primeira vez oficinas de capacitação para professores da educação básica no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação e metodologias ativas de ensinoaprendizagem No próximo triênio 2025 a 2027 o objetivo é dar continuidade a estas ações mantendo como públicoalvo estudantes e professores da educação básica de forma a divulgar a ciência promover o letramento científico e o desenvolvimento profissional docente