Coletividade Cantos Batuques e Danças CANBADA
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Coordenador :
Daniel Maribondo Barboza
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
75.1.2024
Departamento/Setor:
RPS
Área Temática :
Cultura
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE,SAUDE BEM ESTAR,IGUALDADE GENERO,COMUNIDADES SUSTENTAVEIS
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Público Interno à Universidade - Previsão: 30,publicoAlvo
Redes sociais:
endereco:https://lesc.uff.br/project/canbada/endereco:lesc.rps.rhs@id.uff.brendereco:@lesc.uff
Objetivo
Objetivo geral Fomentar o uso da música da dança e da formação em roda como ferramentas de construção coletiva Objetivos específicos quot Capacitar extensionistas para a utilização da música como instrumento de coletivização Capacitar extensionistas para nuclear outros estudantes na utilização da música como instrumento de coletivização Articular parcerias com dispositivos públicos do município de Rio das Ostras para a realização de oficinas e coletivos de nucleação artística Ocupar o espaço da UFF pela comunidade externa Extender as ações da UFF ao território rioostrensequot
Resumo
O presente projeto se desenvolverá como um desdobramento e do Laboratório de Estudos e Experimentações em Subjetividade Corpo e Coletividade LESC com início previsto para 20251 O CANBADA propõe trabalhar a coletividade através da musicalidade em dois momentos ao longo de 2025 Primeiramente através de uma metodologia multiplicadora propõese capacitar extensionistas a desenvolverem atividades de canto percussão e dança calcadas na formação de roda e na dança em par como campo de passagem para o exercício da coletividade O primeiro semestre de 2025 se voltará à nucleação do projeto com o estudo musical do coco e do forró em paralelo à prática do canto da percussão confecção de instrumentos percussivos e dança O processo de nucleação continuará no segundo semestre com o aprofundamento dos estudos e da prática contudo se inaugurará o segundo momento com atividades abertas na UFF ou externas no território com atenção especial aos públicos infantojuvenil idosos e pessoas com sofrimento mental agudo A proposta se sustenta teoricamente da Análise Institucional que na qualidade de conceitosferramentas operacionaliza a transversalização da comunicação a construção de corpos sensíveis ao fazer coletivo a percepção das possibilidades de transformação de tensionamentos e dos limites do coletivo a análise das implicações e dos processos de sobrecarga e de sobreimplicação a aposta na autogestão A escolha do públicoalvo se baseia teoricamente nas contribuições de Michel Foucault sobre o campo problemático da escolarização da disciplinarização dos corpos e da produção de obediência no que diz tange ao público infantojuvenil e por outro lado nas contribuições do autor sobre a biopolítica modulação da existência e sobre uma parcela da população é deixada para morrer idosos e pessoas com sofrimento mental agudo Os resultados esperados envolvem primeiramente a afirmação de espaços de construção de coletividade através da musicalidade para e com esses públicos e também um duplo movimento por um lado de ocupação do espaço da UFF pela comunidade externa e por outro lado dos atores uffianosatuarem no território