Coordenador : Vinícius Mendes Couto Pereira
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 505.1.2024
Departamento/Setor: GAN
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público Interno à Universidade - Previsão: 50,publicoAlvo
Redes sociais: endereco:www.clubedamatematica.comendereco:@clubedamatematicauff
Objetivo
O presente projeto pode ser caracterizado por meio dos seguintes objetivos 1 Implementar Clubes da Matemática nas Escolas Municipais de Niterói 2 Construir ambientes de aprendizagem por meio do qual os estudantes das Escolas Municipais sejam agentes em um espaço de vivência matemática 3 A partir do planejamento execução e avaliação de todas as atividades do projeto contribuir relevantemente com a formação inicial dos Licenciandos em Matemática 4 A partir das oficinas a serem oferecidas do contato com as atividades didáticas concebidas e com a fundamentação teórica contribuir significadamente com a formação continuada do professor que ensina matemática 5 Conceber novas atividades didáticas que estejam em consonância com os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam o projeto 6 Estabelecer um grupo de estudos para reflexão e construção de questões de pesquisa 7 Produção de artigos para fortalecimento da fundamentação teórica e reflexão sobre questões de pesquisa previamente tecidas 8 Contribuir com a divulgação científica da matemática por meio da participação em feiras congressos e exposições apresentando e interagindo com os materiais didáticos concebidos
Resumo
O presente projeto de extensão consiste na continuidade de implementação de Clubes da Matemática iniciada no contexto do convênio firmado entre a Universidade Federal Fluminense UFF a Fundação Euclides da Cunha FEC e a Prefeitura Municipal de Niterói PMN por meio do Edital PDPA Além disso a partir das reflexões a serem estabelecidas em um grupo de estudos o projeto prevê a ministração de oficinas para os professores que ensinam matemática a ampliação do arcabouço de atividades didáticas já estabelecidas e a efetiva implementação dos Clubes da Matemática nas Escolas Municipais de Niterói Diante disso esperase que sejam estabelecidos espaços de aprendizagem o qual os alunos da Rede Municipal tenham uma experiência de vivência matemática e um aprendizado dos conhecimentos matemáticos Em última instância esperase que a execução do presente projeto promova impactos relevantes na formação inicial do licenciando na formação continuada do professor que ensina matemática e na formação matemática dos estudantes da Rede Municipal de Ensino