CineClube IFE vidas em movimento
Enviar um e-mail
Coordenador :
Adriana Machado Penna
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
879.1.2024
Departamento/Setor:
GEF
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Objetivo
Identificamos como objetivo geral A partir da utilização de instrumentos fílmicos filmes documentários entrevistas vídeos o presente projeto de extensão tem por objetivo geral se constituir como um espaço propício à análise das relações entre trabalho e educação lazer e educação física sob as condições da chamada Revolução 40 sem perder de vista suas implicações sobre o trabalho pedagógico de professores da Rede Estadual de Ensino que ministram a disciplina educação física em escolas localizadas no município de Niterói Este intento pretende contribuir para a consolidação de uma ação didáticopolíticopedagógica dos professores de educação física envolvidos neste projeto os quais atuarão no processo de formação de seus alunos jovens e adultos que precisam estar conscientes e atentos às contradições impostas pelas relações sociais de produção contemporâneas No que se refere aos objetivos específicos o projeto pretende alcançálos ao propor aos envolvidos a elaboração de análises que serão desencadeadas em decorrência da exibição de filmes e documentários seguidos por debates que tenham como centralidade a As relações entre o trabalho e educação lazer e educação física sob a perspectiva e determinantes da cultura corporal b A cultura enquanto produção histórica e atividade humana determinadas pelo seu caráter ao mesmo tempo universal particular e singular c As interrelações entre trabalho educação e lazer com a cultura corporal frente ao imperativo do multiculturalismo na contemporaneidade d as contradições presentes no processo de formação e trabalho do professor de educação física desde o espaço acadêmico à sua ação pedagógica no interior da escola e frente à naturalizaçãomonopolização da competitividade e da mercantilização do lazer do esporte e das práticas corporais
Resumo
O projeto em tela se propõe a manter em funcionamento uma sala de exibição de filmografia que destaque as dimensões do Trabalho Educação Lazer e Cultura Busca a participação de professores de educação física do ensino médio de cinco escolas públicas em Niterói e seus alunos que demonstrem interesse em participar Tratase de uma ação relevante de formação e análise coletiva da sociedade contemporânea e seu atrelamento à chamada Revolução 40 e sua intervenção na Escola e no trabalho do professor de educação física Utilizaremos filmes e documentários que levantem discussões relativas à restruturação do trabalho no século XXI e suas implicações sobre a cultura corporal Esta última objeto da educação física na sua dimensão históricocrítica Os licenciandos em Educação Física poderão acessar as determinações de sua formação ao problematizarem a indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão como ação indispensável à promoção da síntese da práxis O projeto buscará determinações nem sempre acessíveis imediatamente produzidas entre a chamada Revolução 40 a Escola e a Educação Física atentando para a o Trabalho e o fenômeno do lazer subsumidos à Indústria 40 b a expansão da ideia do lazer enquanto mercadoria ao se relacionar mecanicamente às práticas esportivas pautadas pela competitividade das grandes empresas em parceira com poder público c as manifestações criativas lúdicas e artísticas do lazer e da cultura corporal representadas pelos jogos e brincadeiras dança luta e manifestações oriundas dos povos tradicionais d a relação professor de educação físicaformação acadêmica e as perspectivas concretas de trabalho na escola contemporânea implicação na intervenção políticopedagógica e ação junto aos estudantes