Coordenador : Camila Aparecida Abelha Rocha
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1724.1.2025
Departamento/Setor: TGC
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO, QUALIDADE,CRESCIMENTO, ECONOMICO,INDUSTRIA, INOVACAO,IMPLEMENTACAO, PARCERIAS,REDUCAO, DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Objetivo Geral Promover a formação complementar dos estudantes de Engenharia Civil por meio de atividades de capacitação técnica integração acadêmica e aproximação com a comunidade fortalecendo a articulação entre ensino pesquisa e extensão e contribuindo para a formação integral do discente Objetivos Específicos Oferecer palestras minicursos workshops e visitas técnicas em temas atuais e relevantes da Engenharia Civil Estimular o desenvolvimento de competências transversais como liderança comunicação gestão do tempo e trabalho em equipe Favorecer a integração entre universidade e sociedade envolvendo familiares profissionais e potenciais futuros estudantes Incentivar a atualização técnicocientífica e o contato dos discentes com novas tecnologias softwares de engenharia e práticas sustentáveis Valorizar a participação estudantil em atividades extracurriculares com emissão de certificados para registro acadêmico e curricular Fortalecer a tutoria da graduação em Engenharia Civil ampliando seu alcance e impacto na trajetória universitária
Resumo
A ação de extensão Capacitação Técnica e Integração Acadêmica na Engenharia Civil 2025 a 2026 tem como objetivo promover a formação complementar de estudantes por meio de palestras minicursos workshops e visitas técnicas abordando temas atuais da Engenharia Civil tecnologias aplicadas e competências transversais O projeto articulase ao Programa de Tutoria da graduação fortalecendo a integração entre ensino pesquisa e extensão além de aproximar a universidade da sociedade ao incluir familiares e interessados em ingressar no curso As atividades presenciais ou remotas ocorrerão regularmente ao longo do período com certificação dos participantes A proposta contribui para o desenvolvimento acadêmico profissional e pessoal dos discentes amplia a empregabilidade incentiva a inovação e reforça o papel social da universidade como agente formador e transformador