Coordenador : Eliane Martins de Souza Guimarães
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 993.1.2024
Departamento/Setor: SSN
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: null
Redes sociais: endereco:https://www.instagram.com/caminhosdoensino_servicosocial?igsh=YmNvdHBhbWh3NHJ0
Objetivo
Objetivo Geral Contribuir para a qualificação e fortalecimento das atividades de formação e ensino no trabalho de assistentes sociais Objetivos Específicos Promover a identificação sistematização e divulgação de práticas de ensino no trabalho de assistentes sociais Propiciar espaços de diálogo e trocas sobre o processo formativo relação de ensino e aprendizagem e práticas didático pedagógicas Estimular a socialização das experiências vivências e recursos de ensino junto a outras profissões Construir espaços de qualificação do trabalho e formação em Serviço Social nas atividade de ensino supervisão preceptoria tutoria e educação permanente Estimular o uso da arte como recurso didático pedagógico no ensino teóricoprático Promover a articulação entre a ESSUFF Niterói e assistentes sociais Articular as atividades de pesquisa Relações de Ensino no trabalho de assistentes sociais a atividade de extensão
Resumo
O projeto Caminhos do Ensino em Serviço Social pretende contribuir para a qualificação e fortalecimento da dimensão formativa do trabalho de assistentes sociais A construção da proposta surge como demanda do acompanhamento de discentes da graduação residentes preceptores estagiários e supervisores em Serviço Social e das problematizações da pesquisa Relações de Ensino e Serviço Social A formação é uma atribuição competência e parte intrínseca do exercício profissional o que leva a requisição de assistentes sociais como agentes de formação nos diferentes espaços de trabalho com atuação direta no planejamento execução e participação em atividades de ensino na qual estabelecem relações de ensinoaprendizagem Assim tornase necessário a reflexão dos processos de ensino a partir projeto de formação crítica no Serviço Social considerando as contradições que se expressam na configuração da política de educação e seus rebatimentos na formação profissional O Projeto tem como objetivo promover a sistematização e divulgação de práticas de ensino no trabalho de assistentes sociais buscando propiciar o debate sobre as relações de ensino no Serviço Social abordando o ensino teóricoprático e as estratégias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem As atividades serão realizadas em três movimentos reconhecer identificar práticas de ensino por meio de divulgação de formulário para coleta de relatos sistematizar analisar categorizar e articular a referenciais teóricos socializar promover divulgação por meio do recurso de redes sociais publicações oficinas e grupos de estudos a partir de recursos que propiciem o diálogo e troca de saberes e práticas sobre os processos formativos As atividades do projeto serão realizadas em três eixos de ação a produção de material didático pedagógico sobre experiências de ensino o minicurso caminhos do ensino e serviço social as oficinas formativas