Caminhos da justiça climática na Amazônia
Coordenador :
ROLDAN PETROS MURADIAN SARACHE
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1242.1.2024
Departamento/Setor:
ESC
Área Temática :
Meio Ambiente
ODS:
MUDANCA CLIMATICA,FOME ZERO,COMUNIDADES SUSTENTAVEIS
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
endereco:https://schoolboat.isecoeco.org/
Objetivo
As escolas itinerantes visam facilitar o aprendizado mútuo entre jovens pesquisadores e lideranças do Brasil envolvidos na luta pela justiça climática com ênfase na região amazônica A escola itinerante combina a geração e troca de conhecimento tradicional e acadêmico e a mobilização social para construir futuros alternativos e coletivos como resposta à crise climática A escolas itinerantes dão ênfase ao aprendizado a partir da experiência ganha em áreas de destacada importância global e altamente ameaçadas pelas mudanças climáticas e mais especificamente os territórios coletivos da região do Oeste do Pará na Amazônia Brasileira Um objetivo central das escolas itinerantes é apoiar os participantes no aprimoramento de seus projetos de pesquisa extensão ou intervenção por meio de orientação discussões em grupo e intercâmbio de conhecimento Através da aprendizagem imersiva nos territórios afetados pelas alterações climáticas a escola itinerante vai formar jovens pesquisadores e líderes climáticos em economia ecológica e ecologia política especialmente em aspectos distributivos das mudanças climáticas e de justiça ambiental A edição de agosto vai estar focada no desenvolvimento de projetos de adaptação coletiva às mudanças climáticas pelos jovens envolvidos em cadeias produtivas de biodiversidade local
Resumo
Este projeto de extensão é uma resposta à crise climática no Brasil e mais especificamente na região amazônica que está sendo particularmente impactada pelas mudanças no regime hídrico e de temperaturas O públicoalvo do projeto são jovens de territórios coletivos cujos modos de vida estão sendo ameaçados pela emergência climática O projeto é produto de um esforço colaborativo entre 4 universidades e duas organizações da sociedade civil A atividade central do projeto de extensão é a organização de uma escola itinerante no PAE Lago Grande município de Santarém no estado do Pará em agosto de 2025 A escola tem a duração de uma semana A escola itinerante visa facilitar o aprendizado mútuo entre jovens pesquisadores e lideranças do Brasil envolvidos na luta pela justiça climática A escola dá ênfase ao aprendizado a partir da experiência ganha em áreas altamente ameaçadas pelas mudanças climáticas e mais especificamente os territórios coletivos Um objetivo central é apoiar os participantes no aprimoramento de seus projetos de pesquisa extensão ou intervenção inovação social por meio de orientação discussões em grupo e intercâmbio de conhecimento A edição de agosto 2025 estará focada no desenvolvimento de capacidades para desenhar e executar projetos de adaptação às mudanças climáticas por jovens envolvidos em cadeias produtivas da sociobiodiversidade local Através da aprendizagem imersiva nos territórios afetados pelas alterações climáticas as escolas itinerantes vão formar jovens pesquisadores e líderes climáticos em economia ecológica e ecologia política com o intuito de facilitar o desenvolvimento de estratégias de resposta e fortalecer a resiliência local