Coordenador : Gildete da Silva Amorim
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1101.1.2024
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE
Tipo: Cursos
Redes sociais: endereco:instagram
Objetivo
Aprimorar a proficiência em Libras L1 e Português L2 garantindo que os profissionais da educação utilizem ambas as línguas com fluência e precisão no processo de ensinoaprendizagem Desenvolver estratégias pedagógicas bilíngues adaptadas às necessidades dos estudantes surdos considerando diferentes contextos educacionais e níveis de ensino Explorar aspectos da análise do discurso e da pragmática auxiliando os educadores na construção de abordagens que favoreçam a compreensão e produção textual em Português como L2 Compreender e aplicar princípios éticos na educação bilíngue promovendo um ambiente de aprendizagem acessível respeitoso e culturalmente sensível Utilizar metodologias ativas e inovadoras no ensino de Português como L2 considerando as particularidades cognitivas e linguísticas dos estudantes surdos Integrar novas tecnologias e recursos digitais no ensino bilíngue ampliando as possibilidades de aprendizado e acessibilidade na educação de surdos Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre os desafios da educação bilíngue incentivando práticas pedagógicas baseadas em evidências e experiências exitosas Aprimorar a capacidade de adaptação dos educadores a diferentes perfis de alunos surdos garantindo uma abordagem flexível e inclusiva no processo de ensinoaprendizagemprimorar a fluência e precisão linguística dos profissionais na tradução e interpretação entre Libras e Português
Resumo
O Curso de Aperfeiçoamento em Português como L2 e Libras como L1 tem como objetivo qualificar professores e profissionais para atuarem na educação básica com estudantes surdos promovendo práticas pedagógicas acessíveis Considerando que a Libras é a língua natural da Comunidade Surda L1 e que o Português é adquirido como segunda língua L2 o curso busca fortalecer a compreensão e aplicação de estratégias bilíngues que respeitem as especificidades linguísticas e culturais desses alunos Dessa forma capacita os educadores a desenvolverem metodologias que favoreçam a aprendizagem significativa ampliem a autonomia dos estudantes e assegurem seu pleno acesso ao conhecimento em diferentes contextos educacionais