Coordenador : Leonardo Ferreira Kaltner
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 567.1.2024
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
ODS: IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,REDUCAO, DESIGUALDADES,CRESCIMENTO, ECONOMICO,EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público Interno à Universidade - Previsão: 50,publicoAlvo
Redes sociais: midias_sociais
Resumo
O Círculo de Leituras Introdução à Historiografia Linguística PROEXUFF consiste em um projeto de extensão vinculado ao Grupo de Pesquisas Filologia línguas clássicas e línguas formadoras da cultura nacional CNPqUFF O objetivo geral da proposta é se organizar como um encontro semanal para a leitura e debate de textos teóricos da área de Historiografia Linguística com o intuito de difundir esse campo de conhecimento para os interessados A área de Historiografia Linguística campo de conhecimento nos Estudos de Linguagem tem por principais teóricos Pierre Swiggers e Konrad Koerner já no Brasil o GT da Anpoll de Historiografia da Linguística Brasileira congrega os principais acadêmicos da área sendo também referência o Centro de Documentação em Historiografia da Linguística da Universidade de São Paulo CedochUSP coordenado por Cristina Altman Nos encontros semanais são lidos e debatidos textos e obras desses autores e círculos acadêmicos com o objetivo de divulgar a área e capacitar interessados nesse campo de pesquisa interdisciplinar As reuniões são abertas aos interessados limitandose o número de vagas a 20 inicialmente A participação no projeto é obrigatória para estudantes que são membros do grupo de pesquisas a que a atividade se vincula sobretudo para bolsistas de graduação e de Pósgraduação do grupo Há certificado de participação conforme lista de presença e as reuniões semanais ocorrem semanalmente geralmente às sextasfeiras de 11 às 13hs inicialmente na sala 310C no setor de Clássicas do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense ou em outra sala marcada previamente ou ainda em sala de aula remota no Google Meet institucional Ao final do período os participantes são incentivados a transformar os debates e discussões conjuntos em produto acadêmico como artigos para periódicos e apresentações de trabalho em eventos específicos O projeto conta com um canal no YouTube e uma página no Instagram