Bora se preparar Uma revisão de R aplicada à análise descritiva de dados
Enviar um e-mail
Coordenador :
Núbia Karla de Oliveira Almeida
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1594.1.2025
Departamento/Setor:
GET
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo:
Cursos
Publico Alvo :
Outro - Previsão: 45
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
O objetivo do minicurso é proporcionar aos alunos repetentes da disciplina Introdução à Estatística GET00209 uma nova oportunidade de praticar no software R pacote básico e melhor assimilar o conteúdo teórico visto na disciplina de uma forma mais lenta e direcionada às principais dificuldades dos alunos
Resumo
Introdução A disciplina de Introdução à Estatística GET00209 faz parte da grade curricular dos cursos de graduação em Estatística e Matemática sendo que nela consta uma carga horária de 27 horas de aulas práticas onde o aluno em geral tem a oportunidade de praticar nos softwares LibreOffice e R os conteúdos apresentados nas aulas teóricas da disciplina Assim as aulas práticas precisam ser distribuídas na aprendizagem de dois softwares o que para vários alunos acaba se tornando o dificultador da assimilação dos tópicos abordados na disciplina É perceptível também que os alunos apresentam mais dificuldades de realizar tarefas no software R por possuir vários comandos e funções em língua estrangeira Outra questão é que não são raros os alunos que ao ingressar na universidade ainda não estão familiarizados com o uso do computador e sequer tiveram no ensino médio a aprendizagem de procedimentos básicos no computador como criação de pastas copiar mover ou excluir arquivos Muitos deles também não têm computador em casa para realizar atividades práticas extras de modo a se sentirem mais aptos nestas tarefas O que se observa então que o aluno consegue assimilar de forma minimamente satisfatória o conteúdo teórico mas não o prático O objetivo deste minicurso é então proporcionar aos alunos repetentes uma nova oportunidade de praticar no software R pacote básico e melhor assimilar usando os laboratórios do IME o conteúdo teórico visto na disciplina de uma forma mais lenta e direcionada às principais dificuldades dos alunos Metodologia Serão realizadas 4 aulas de 3h de duração cada uma abordando conteúdos de estatística descritiva Resultados esperados Temse como expectativa que o aluno repetente tenha melhores condições e base para refazer a disciplina no semestre regular acadêmico e não venha a recair nas mesmas dificuldades de aprendizagem