Biblioteca do Núcleo de Pesquisa em Trabalho e Educação NUPETE
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Coordenador :
Adriana Machado Penna
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
876.1.2024
Departamento/Setor:
GEF
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE
Tipo:
Projeto
Objetivo
O objetivo do projeto anunciado extrapola a singularidade do seu objeto qual seja a criação de um espaço no qual se desenvolvam ações didáticopedagógicas voltadas para formação crítica de professores de educação física tendo por base a leitura crítica sistemática e concreta do mundo Nesse sentido na perspectiva da consolidação deste objeto o presente Projeto de extensão tem por objetivo geral a ampliação e consolidação de um espaço acadêmico didático e pedagogicamente organizado que possa dar acesso a livros e autores críticos em suas análises sobre a realidade Pretendemos através do acesso a autores do campo marxista e obras originas de Marx Engels atingir os seguintes objetivos específicos analisar o inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação TICs e o impacto da chamada Indústria 40 como condutoras de políticas educacionais no Brasil na segunda década do século XXI levantar as contradições inerentes às relações entre trabalho e educação e a formação do professor de educação física no Brasil identificar as determinações da realidade acadêmica no Brasil sobretudo nas universidade públicas e sua interface com a precarização do conhecimento com a alienação do sujeito e a naturalização da relativização do real Para tanto cabe perguntar qual é o papel do professor de educação física na escola do século XXI
Resumo
Esta proposta de Extensão pretende avançar rumo à sua efetiva implementação no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense IEFUFF Para a sua ampla realização fazse necessário a materialização de condições pedagógicas e de infraestrutura para o amplo acesso a um acervo constituído pelas principais obras do materialismo histórico e dialético a partir da leitura de seus criadores a partir de Karl Marx Friedrich Engels e Vladimir Lenin Este projeto se presta a dar acesso aos clássicos da tradição marxista internacionais e nacionais a exemplo de György Lukács István Mészáros Slavoj iek Perry Anderson David Harvey Ricardo Antunes entre outros Tratase ainda de expandir o materialismo histórico e dialético como referencial teóricometodológico adotado por autores brasileiros estudiosos da filosofia da educação e das políticas públicas educacionais no Brasil os quais têm construído a Pedagogia Históricocrítica haja vista os esforços empreendidos nesse sentido por autores como Dermeval Saviani Newton Duarte entre outrasos Tratase do estudo de autores que constituem a herança marxista sendo portanto fundamental para apreendermos criticamente as determinações históricas que têm produzido a conjuntura sobre a qual emerge educação na sociedade capitalista suas singularidades no Brasil como foco voltado ao processo de formação de professores de Educação Física no Brasil Ou seja em síntese a presente proposta de Projeto de extensão pretende ampliar o acesso a estudantes e professores de educação física a fundamentação teórica capaz de promover uma práxis pedagógica de fato crítica e capaz de analisar a realidade nas suas contradições