Ateliê de ProjetosTecendo Projetos Formativos no Diálogo Universidade e Escola
Enviar um e-mail
Coordenador :
Eda Maria de Oliveira Henriques
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
409649.2247.47707.24082024
Unidade/Órgão Adm.:
ESE
Departamento/Setor:
SFP
Área Temática :
Educação
Tipo:
Projeto
Publico Alvo :
Professores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino e discentes de graduação do Ensino Superior Público
Local de atuação:
Universidade Federal Fluminense Faculdade de Educação Universidade de Brasília Faculdade de Educação Plataforma meet
Objetivo
A nossa proposta é criar um espaço de roda de conversa para uma produção artesanal de projetos, por isso a ideia do Ateliê, o qual consiste como ponto de partida na construção de uma narrativa de história de vida e profissional. São nossos objetivos: 1. Revisitar refletir e traçar experiências nas trajetórias de vida e formação 2. Tecer um projeto docente e/ou acadêmico, a partir das articulações destas experiências
Resumo
A proposta do Ateliê de Projetos inspirado na proposta de Ateliê Biográfico de projetos de DeloryMomberger consiste na possibilidade do aluno do curso superior e do professor de Educação Básica da Rede Pública de Ensino na construção da narrativa de sua história de vida e formação resgatar refletir e compartilhar experiências relativas à estas trajetórias e ao exercício profissional no contexto escolar e criar dentro de um processo reflexivo um projeto acadêmico eou docente realizando um revisitar desta experiência ao modo de um balanço de vida e de formação A proposta é possibilitar que alunos e professores possam nesse espaço resgatar e refletir sobre o seu capital de saberes e de saber fazer reunidos ao longo deste processo Para isso foram pensadas atividades em forma de roda de conversa que poderão acontecer presencialmente ou no modo online onde alunos de Curso Superior e professores da Educação Básica da rede pública serão convidados a participar de encontros regulares onde irão elaborar narrativas de suas trajetórias através da mediação de diferentes linguagens artísticas visuais e literárias Tal proposta trabalha em uma dinâmica prospectiva unindo três dimensões da temporalidade passado presente e futuro que se articulam em um projeto de vida e formação