Coordenador : Paulo Roberto Castor Maciel
Ano: 2024
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo: 402942.2247.381934.05032024
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Licenciandos em Matemática Pedagogia e Ciências Exatas Professores das séries iniciais professores de matemática e professores de ciências exatas
Local de atuação: Angra dos Reis online
Objetivo
•Analisar as transformações do ensino da matemática ao longo da história, destacando os principais marcos e influências. •Investigar as teorias e abordagens pedagógicas que fundamentam o ensino da matemática em diferentes tempos. •Explorar metodologias de ensino inovadoras e eficazes na área da Educação Matemática. •Promover reflexões críticas sobre a relação entre a história, teoria e prática no ensino da matemática.
Resumo
A proposta desse projeto consiste em apresentar e refletir os aspectos históricos teóricos e metodológicos relacionados com a Educação Matemática em diferentes tempos As práticas escolares da disciplina de Matemática serão o grande foco deste projeto O público alvo são licenciandos e professores que ensinam matemática Entre as ações realizadas serão criação de um grupo de estudo no formato online palestras e oficinas Além disso tal projeto auxiliará no processo de curricularização da extensão nas disciplinas de Linguagem Matemática e Matemática Conteúdo e Método do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF