Coordenador : Silvana Mendes Lima
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 699.1.2024
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Saúde
ODS: SAUDE BEM ESTAR
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: 50
Redes sociais: endereco:https://www.instagram.com/corporeilabs/endereco:https://spa.sites.uff.br/
Objetivo
Objetivo geral Desenvolver e expandir o Estágio Curricular Específico em curso no SPA da UFF para estudantes que já o tenham concluído e queiram dar prosseguimento às ações desenvolvidas eou psicólogos colaboradoes em busca de atualização em parceria com os estudantes regularmente inscritos no estágio Objetivos específicos 1 Desenvolver junto aos participantes extensionistas e usuários uma sensibilidade para o cuidado de si e do outro 2 Realizar acompanhamento de trajetórias de vida na forma individual grupal de oficinas ou acompanhamento terapêutico capaz de permitir aos usuários a ativação de recursos na construção de territórios existenciais singulares e solidários 3 Auxiliar aos usuários a desenvolver sua rede relacional na cidade e nos coletivos em que vivem 4 Propiciar ao extensionista o contato com modalidades processuais intersetoriais e transdisciplinares de práticas de cuidado e de atenção em saúde
Resumo
Projeto composto por duas propostas de formação simultâneas que atuarão de forma distinta e colaborativa como parte integrante do Laboratório de Subjetividade e Corporeidade CORPOREILABSUFF O projeto desenvolve dispositivos coletivos de assistência no SPAUFF Tratase de explorar as diferentes possibilidades de relação entre artecorposubjetividadecidade Partindo da proposição de uma ética relacional ou seja aberta às processualidades emergentes desejamos construir coletivamente dispositivos que propiciem o encontro entre diferentes pessoas a abertura de canais de expressão de virtualidades subjetivas a expansão de redes de cuidado e a construção de territórios existenciais conectados ao movimento incessante da vida na cidade e na sensorialidade do corpo Os extensionistas envolvidos no projeto serão distribuídos em dois grupos supervisionados por cada uma das docentes responsáveis e terão um espaço semanal comum de estudos e de experimentações além da supervisão semanal dos acompanhamentos realizados em formato individualgrupal