Arena LEX Clube de Debate e Oratória
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Coordenador :
Wanise Cabral Silva
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1600.1.2025
Departamento/Setor:
SDB
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
ODS:
IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,EDUCACAO, QUALIDADE,ERRADICACAO, DA, POBREZA,IGUALDADE, GENERO,INSTITUICOES, EFICAZES
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
Objetivo Geral Promover o desenvolvimento de habilidades em oratória argumentação crítica e debate fundamentado capacitando estudantes para exercerem o diálogo respeitoso e consciente na esfera pública e acadêmica Objetivos Específicos Estimular a formação crítica e o protagonismo de estudantes da UFF por meio de atividades práticas de debate Desenvolver competências em comunicação oral escuta ativa e argumentação ética fundamentais para o exercício da cidadania Realizar oficinas palestras e júris simulados com alunos da UFF e de escolas públicas Incentivar o debate de ideias com base em fatos verídicos combatendo a desinformação e os discursos de ódio Aproximar a universidade da sociedade por meio de ações educativas e dialógicas em escolas públicas Estimular o trabalho coletivo a responsabilidade social e a atuação interdisciplinar Contribuir para a formação de uma cultura de diálogo democrático e respeito à diversidade de opiniões
Resumo
O projeto Arena LEX visa promover o desenvolvimento de habilidades essenciais para o debate crítico como a oratória e a construção de argumentos responsáveis Ele busca fornecer aos participantes conhecimentos e ferramentas para um debate respeitoso e fundamentado em fatos além de estimular a participação ativa da comunidade acadêmica e escolar As atividades incluem palestras oficinas sobre oratória e debates além de júris simulados com escolas públicas promovendo uma interação entre a Universidade Federal Fluminense UFF e a comunidade escolar A metodologia está centrada em grupos de trabalho temáticos com participação ativa de docentes e discentes além de parcerias com movimentos sociais e instituições públicas A meta é envolver ao menos 30 alunos da UFF por ano e realizar no mínimo 3 ações nas escolas públicas por semestre Todas as atividades são gratuitas e a avaliação será contínua e participativa