Coordenador : Francelise Pivetta Roque
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1859.1.2025
Departamento/Setor: FEF
Área Temática : Saúde
ODS: SAUDE, BEM, ESTAR,REDUCAO, DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
Educar familiares cuidadores e profissionais da saúde para o cuidado integral da pessoa idosa com enfoque na deglutição e comunicação
Resumo
INTRODUÇÃO A educação de familiares cuidadores e profissionais da saúde é essencial para o cuidado integral da pessoa idosa está inserida na proposta da A Década do Envelhecimento Saudável proposta pela ONU incentiva ações que transformem a forma como pensamos sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento A informação acessível a educação em saúde e a educação de profissionais da saúde são fundamentais para promover autonomia e qualidade de vida de pessoas idosas JUSTIFICATIVA O apoio educativotécnico busca integrar ensino extensão e comunidade promovendo espaços de diálogo orientação e difusão de conhecimentos sobre comunicação deglutição envelhecimento e cuidados paliativos FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Apoiada em documentos da OMS e OPAS bem como em publicações científicas sobre gerontologia cuidados paliativos e educação em saúde ATIVIDADES PROPOSTAS e METAS Oficinas presenciais e virtuais para familiares e cuidadores Produção de materiais educativos digitais e impressos Capacitação de profissionais da saúde para atuação com pessoas idosas Criação de conteúdos de divulgação científica para a comunidade Metas Ampliar o alcance das ações educativas Produzir materiais acessíveis e cientificamente embasados Integrar extensão e ensino na formação de estudantes METODOLOGIA Ações formais e informais presenciais e remotas incluindo WhatsApp adaptadas às demandas locais e comunitárias A metodologia inclui sempre que necessário a solicitação ou a oferta de consultoria ou ações pontuais a dos profissionais parceiros incluídos no programa de extensão assegurando a abordagem transdisciplinar interprofissional e a integralidade do cuidado