Coordenador : Aldara da Silva César
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 1523.1.2025
Departamento/Setor: VEA
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO, QUALIDADE
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público Interno à Universidade - Previsão: 300,publicoAlvo
Redes sociais: midias_sociais
Objetivo
1 Elaboração de material de divulgação do curso de Engenharia de Agronegócios nas redes sociais Instagram LinkedIn 2 Organização de eventos que busquem a interação entre egressos profissionais da área e discentes 3 Divulgação de vídeos de egressos que contêm suas experiências 4 Acompanhamento da evasão do curso ao longo dos anos 5 Acompanhamento de escolas com interesse em conhecer o curso de Engenharia de Agronegócios 6 Criação de ações afirmativas voltadas paras alunas negraspardas no curso de Engenharia de Agronegócios bem como para alunas de escolas da rede pública e privada
Resumo
Nos últimos 13 anos o ensino superior registrou um aumento de aproximadamente 1417 na sua proporção com cerca de 7037688 de alunos matriculados em 2012 para 9976782 em 2023 o que contribui para a democratização do acesso à educação Entretanto a rápida expansão do ensino superior corroborou para o aumento da evasão dentro das IESs Nos cursos de Engenharia os números da evasão se tornam mais preocupantes Segundo dados do INEP em 2019 6874 dos alunos desistiram do ensino superior de engenharia entre 2012 e 2019 Dados específicos do curso de Engenharia de Agronegócios mostram que em 2025 o curso possui 328 alunos ativos com uma evasão estimada de 71 Essa evasão se mostra mais significativa em relação aos outros cursos de Engenharia da UFF EEIMVR Nesse sentido esse projeto visa implementar ações que possam fortalecer o curso de Engenharia de Agronegócio entre os discentesegressos e futuros ingressantes na UFFEEIMVR