Academia na escola
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Coordenador :
Aline Araujo dos Santos Rabelo
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
700.1.2024
Departamento/Setor:
MFL
Área Temática :
Educação
ODS:
EDUCACAO QUALIDADE
Tipo:
Programa
Publico Alvo :
Público interno e externo à UFF - Previsão: 100
Redes sociais:
endereco:https://www.instagram.com/academianaescola?igsh=MXFhdWkyMHF4YjF3cg==
Objetivo
Objetivos Gerais 0 diagnóstico realizado com as escolas pela equipe envolvida no projeto possibilita a identificação das demandas e dificuldades encontradas pelos alunos e professores para um bom desempenho no ensino de ciências mantendo uma interação com esses segmentos em todas as fases do projeto Além disso os objetivos propostos consideraram a realidade econômica e social dos discentes bem como de suas famílias Dessa forma os objetivos do projeto têm como diretrizes a interdisciplinaridade e a indissociabilidade ensinopesquisaextensão para que haja um impacto positivo sobre a formação dos estudantes e serão apresentados sob duas principais perspectivas vida acadêmica nas escolas e formação continuada Objetivos Específicos 1 Vida acadêmica nas escolas a Transformar a escola num espaço acadêmico para a discussão de ciências estímulo ao pensamento científico e elaboração de perguntas e hipóteses que possam ser testadas por experimentação simples a partir da curiosidade dos alunos e professores b Oportunizar a integração Academia amp Escola tanto através da colaboração entre pesquisadores e docentes bem como entre os discentes dos dois segmentos da educação c Detectar e estimular jovens talentos da educação básica motivandoos a seguir a carreira acadêmica reduzindo desigualdades sociais promovendo o resgate das populações mais vulneráveis 2 Formação continuada a Otimizar a formação de estudantes e a atualização continuada de professores da educação básica por meio do desenvolvimento de projetos colaborativos com temáticas definidas a partir das demandas da escola b Promover a interação entre ensino e pesquisa no cotidiano da escola através da inserção de diferentes abordagens ativas de ensino a fim de estimular o pensamento científico dos alunos e professores
Resumo
Ações voltadas para melhorar o desempenho em ciências dos estudantes do ensino básico são essenciais uma vez que os resultados das avaliações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes Pisa têm evidenciado nos últimos anos um desempenho abaixo do esperado por parte dos alunos A avaliação da satisfação dos professores das escolas apontou que a falta de recursos educacionais é um aspecto que influencia negativamente a instrução dos alunos e que a participação em atividades de desenvolvimento profissional os torna mais satisfeitos com a profissão Esses dados demonstram a importância de iniciativas relacionadas a formação continuada de professores e a elaboração de novos recursos educacionais Outras atividades valiosas incluem os debates acerca de temas ligados à educação essenciais apara estimular o senso crítico e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos tendo um papel não apenas no aprimoramento do conteúdo como também motivacional Nosso projeto pretende fortalecer essa parceria interinstitucional da Universidade com as escolas públicas investindo em uma intervenção nas escolas parceiras que contribua para o desenvolvimento social com caráter multidisciplinar envolvendo alunos professores e demais membros da comunidade escolar