Coordenador : Sonia Regina Alves Nogueira de Sá
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 605.1.2024
Departamento/Setor: GFQ
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 300,publicoAlvo
Redes sociais: endereco:@dieciuffendereco:https://www.facebook.com/dieciuffendereco:https://www.youtube.com/@dieciuff4126
Objetivo
Gerais Proporcionar aos alunos do ensino fundamental e médio de cidades dos Estados do Rio de Janeiro São Paulo e Minas Gerais identificados com altas habilidades ou superdotação a participação nas atividades suplementares no ambiente da Universidade a fim de que possam experenciar oportunidade de desenvolvimento de suas habilidades Específicos 1 Proporcionar ao aluno identificado com altas habilidades ou superdotação a participação em um workshop com um tema de seu interesse desenvolvendo o conteúdo com a produção de um material durante o Curso de Verão para Alunos Superdotados da UFF em janeiro de 2026 2027 e de 2028 2 Proporcionar ao aluno identificado com altas habilidades ou superdotação a participação em diversas oficinas interativas abrangendo temas diferentes durante o Curso de Verão para Alunos Superdotados da UFF e em atividades oferecidas ao longo dos anos letivos de 2025 2026 e 2027 DIECI UFF Convida UM DIA DE CIÊNCIA E SUPERDOTAÇÃO 3 Potencializar a curiosidade de jovens pesquisadores através de um trabalho integrado e interdisciplinar 4 Proporcionar aos graduandos e pósgraduandos da UFF a oportunidade de desenvolverem trabalhos com indivíduos identificados com altas habilidades ou superdotação 5 Possibilitar a participação dos responsáveis pelos alunos com altas habilidades ou superdotação em atividades que os ajudem a entenderem e lidarem com as demandas de seus tutelados
Resumo
Apesar do atendimento aos alunos superdotados ser previsto pela LDB de 1996 para ocorrer em diversos ambientes de pesquisa como as universidades no Brasil a cultura de atividades para alunos superdotados nesses espaços ainda é pouco difundida Entendendo a falta de projetos que atendam a esse públicoalvo da educação inclusiva a proposta deste projeto de extensão do grupo de pesquisa DIECI UFF é oferecer no ambiente da Universidade atividades de suplementação para alunos com comportamento superdotado e diversas atividades para seus responsáveis nos anos de 2025 2026 e 2027 Em cada ano as atividades serão oferecidas em forma de oficinas e workshops para os alunos e oficinas palestras rodas de conversa e orientação para os responsáveis em 3 ocasiões distintas uma em cada semestre letivo da Universidade e um Curso de Férias realizado no mês de janeiro Para a organização das palestras oficinas e workshops serão realizadas reuniões de estudo planejamento e avaliação com os oficineiros de modo que os mesmos futuros e atuais profissionais da educação conheçam o público e pautem suas atividades usando a metodologia de Oficina Interativa desenvolvida pelo nosso grupo seguindo o modelo triádico de Renzulli e o método de Paulo Freire A participação dos alunos graduandos e pósgraduandos fará do projeto um espaço de atendimento a públicos diversos atentando também para a formação de professores de modo a visar a criação de um espaço de suplementação para os superdotados para atender não só aos alunos e seus responsáveis mas também atuais e futuros docentes