ARAME FALADO TEORIAS E PRÁTICAS DA POESIA NA HERMENÊUTICA AVANÇADA
Coordenador :
MARCUS FABIANO GONCALVES DA SILVA
Ano:
2025
Edital:
Edital Proex 04 de 2024
Protocolo:
1105.1.2024
Departamento/Setor:
SDB
Área Temática :
Direitos Humanos e Justiça
ODS:
ERRADICACAO, DA, POBREZA,IMPLEMENTACAO, PARCERIAS,CONSUMO, RESPONSAVEL,INSTITUICOES, EFICAZES,VIDA, TERRESTRE,ENERGIA, LIMPA,COMUNIDADES, SUSTENTAVEIS,VIDA, AQUATICA,MUDANCA, CLIMATICA,SANEAMENTO,CRESCIMENTO, ECONOMICO,REDUCAO, DESIGUALDADES,IGUALDADE, ETNICO, RACIAL,FOME, ZERO,EDUCACAO, QUALIDADE,INDUSTRIA, INOVACAO,SAUDE, BEM, ESTAR,IGUALDADE, GENERO
Tipo:
Projeto
Redes sociais:
midias_sociais
Objetivo
1 Democratização do Conhecimento os blogues permitem que o conhecimento pesquisado na academia seja disseminado de forma mais acessível e abrangente Ao contrário dos meios tradicionais de publicação que geralmente exigem acesso a instituições específicas ou pagamento os blogues são em sua maioria de fácil acesso ao público geral Esta democratização é fundamental em uma sociedade que busca a inclusão e o acesso à informação 2 Interação e Engajamento A plataforma de um blogue possibilita a interação direta entre o professor e seus leitores Através de comentários e feedback os leitores podem fazer perguntas expressar opiniões e participar de discussões Essa interação não só enriquece o processo de ensinoaprendizagem mas também permite que o professor compreenda melhor as necessidades e interesses da comunidade ajustando sua abordagem pedagógica e de pesquisa 3 Divulgação Científica o conteúdo do blogue enfrenta debates sobre sustentabilidade em acordo com todas ODS preconizadas pela ONU A capacidade de apresentar informações complexas de maneira acessível é crucial para aumentar a compreensão pública sobre temas científicos e sociais Além disso os professores podem utilizar o blogue para discutir as implicações sociais éticas e políticas de suas pesquisas contribuindo para um debate mais informado 4Reflexão e Formação Contínua A prática de escrever em um blogue pode estimular a reflexão crítica do professor sobre sua própria prática docente e suas pesquisas Essa autoanálise é essencial para o desenvolvimento profissional contínuo permitindo ao docente revisar e aprimorar suas abordagens pedagógicas e de pesquisa5 Construção de Comunidades de Aprendizagem O blogue pode funcionar como um espaço para a construção de comunidades de aprendizagem aproximando duas Universidades Federais vocacionadas para a pesquisa transdisciplinar a UFF e a UFRGS em um arco epistemológico que percorre do jurídico ao estético com ênfase no problema contemporâneo das paisagens
Resumo
Veiculado sistematicamente desde 2012 o blogue Arame Falado tem sido espaço nacional e internacional de publicações originais de caráter poético envolvendo ensaios em preprints de reflexões envolvendo Teorias da Poesia produções literárias tradutológicas eou artísticas em ampla gama além de repercutir desde a Filosofia do Direito e a Antropologia eventos sociais ou acontecimentos editoriais nos planos domésticos e internacional Além disso o blogue Arame Falado conta com milhares de acessos tendo sido sistematicamente utilizado na docência por este Professor como plataforma privilegiada para eventos de extensão e pesquisa prestandose diuturnamente em disciplinas ministradas na grade curricular como material de apoio didático e também como lugar de registro pioneiro de avanços em pesquisas em diversas áreas epistemológicas que compreendam as interconexões entre linguísticas neurociências poéticas artes visuais música fenomenologias e construção da percepção das juridicidades e moralidades A utilização de um blogue por um professor universitário como ferramenta de extensão universitária pode ser fundamentada em diversos aspectos que abarcam desde a democratização do conhecimento até a promoção de um diálogo mais amplo entre a academia e a sociedade Como meio de democratização do conhecimento os blogues permitem que o produzido na academia seja disseminado de forma mais acessível e abrangente Ao contrário dos meios tradicionais de publicação que geralmente exigem acesso a instituições específicas ou pagamento os blogues são em sua maioria de fácil acesso ao público geral Esta democratização é fundamental em uma sociedade que busca a inclusão e o acesso à informação aliados a um pensamento crítico em sintonia com os debates mais atuais das ciências humanas e sociais promovendo assim o que grandes Universidades mundo afora já estimulam há mais de duas décadas o registro precoce das atividades criativas e pedagógicas em um espaço crítico de comunhão