ALFABETIZAÇÃO SEM CARTILHAS
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Coordenador :
Andrea Serpa Albuquerque
Ano:
2024
Edital:
UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2024
Protocolo:
410937.2247.106772.31102024
Departamento/Setor:
ESE
Área Temática :
Educação
Tipo:
Cursos
Publico Alvo :
Professoras da Educação Infantil e Anos Iniciais Professoras Coordenadoras Pedagógicas Estudantes de Pedagogia
Local de atuação:
O curso de formação continuada Alfabetização sem Cartilhas busca a partir das refleções sobre as bases históricas da produção do fracasso escolar e suas relações/implicações para as práticas escolares na contemporaneidade fornecer subcídios para as professoras Alfabetizadoras compreenderem as diferentes concepções de Alfabetização presentes nos discursos/práticas cotidianas em diferentes escolas/redes do Estado do Rio de Janeiro assim como as percepções dos diferentes sujeitos escolares – crianças, jovens, professores, gestores e familiares – sobre os fatores que vem contribuindo para o analfabetismo presente em diferentes redes, refletindo sobre os fatores que contribuem para sua superação e compreender as causas e consequências das práticas de “alfabetização precoce” crescentes nos cotidianos escolares da Educação Infantil. O objetivo é fornecer as profissionais subsídios para uma prática crítica, fundamentada e reflexiva.
Objetivo
1) Compreender refletir sobre as bases históricas da produção do fracasso escolar e suas relações/implicações para as práticas escolares na contemporaneidade; 2) Investigar as diferentes concepções de alfabetização ao longo da história (métodos sintéticos e analíticos) e em diferentes abordagens contemporaneas como: Letramento (Soares); construtivismo (Ferreiro); perspectiva Libertadora(Freire) e Discursiva(Smokla); 3) Investigar as diferentes concepções de alfabetização presentes nos discursos/práticas cotidianas em diferentes escolas/redes do Estado do Rio de Janeiro, comparando práticas, materiais, projetos; 4) Dialogar sobre as percepções dos diferentes sujeitos escolares – crianças, jovens, professores, gestores e familiares – sobre os fatores que vem contribuindo para o analfabetismo presente em diferentes redes e pensar sobre os fatores que contribuem para sua superação; 5) Investigar as causas e consequências das práticas de “alfabetização precoce” crescentes nos cotidianos escolares da Educação Infantil, assim como os conceitos de Infancia, desenvolvimento e Aprendizado;
Resumo
O curso de formação continuada Alfabetização sem Cartilhas busca a partir das refleções sobre as bases históricas da produção do fracasso escolar e suas relaçõesimplicações para as práticas escolares na contemporaneidade fornecer subcídios para as professoras Alfabetizadoras compreenderem as diferentes concepções de Alfabetização presentes nos discursospráticas cotidianas em diferentes escolasredes do Estado do Rio de Janeiro assim como as percepções dos diferentes sujeitos escolares crianças jovens professores gestores e familiares sobre os fatores que vem contribuindo para o analfabetismo presente em diferentes redes refletindo sobre os fatores que contribuem para sua superação e compreender as causas e consequências das práticas de alfabetização precoce crescentes nos cotidianos escolares da Educação Infantil O objetivo é fornecer as profissionais subsídios para uma prática crítica fundamentada e reflexiva