Coordenador : Adriana Martins Correia
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 816.1.2024
Departamento/Setor: GEF
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE GENERO,INSTITUICOES EFICAZES,IGUALDADE ETNICO RACIAL,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno e externo à UFF - Previsão: 480
Redes sociais: endereco:@coinspiraçõesuff
Objetivo
GERAL Promover experiências de educação estética mediadas pela dança atendendo às escolas de educação básica das redes públicas de ensino ESPECÍFICOS 1 Viabilizar uma interação dialógica entre a Universidade e a escola mediada pela artedança 2 Possibilitar a construção de novos saberes para licenciandoas bolsistas e colaboradores do grupo a partir da articulação entre a arte e a educação pensando de forma crítica a relação que se estabelece entre as mesmas 3 Suscitar entre os discentes da escola o debate das relações entre corpo e sociedade a partir do afeto provocado pela apreciação estética e pela vivência artística 4 Promover novas vivências corporais expressivas para crianças e jovens das escolas a partir dos temas trazidos nas apresentações coreográficas
Resumo
A presente proposta articula o trabalho do coletivo de dança coInspirações com ações realizadas em escolas das redes públicas da Educação Básica da Educação Infantil até o Ensino Médio Conjuga o fazer pedagógico e a experiência da arte com o desenvolvimento de um olhar crítico e sensível para temas que afetam o universo das infâncias e juventudes Nossa intenção é provocar a participação das comunidades escolares não apenas como espectadores que apreciam mas também como agentes de coautoria do projeto a partir de uma ação dançante e brincante O CoInspirações iniciou suas atividades em 2018 como um grupo de dança do Instituto de Educação Física da UFF Em 2019 tornouse projeto de extensão e passou a assumir um formato de atuação vinculado às escolas Atualmente o projeto possui dois trabalhos em seu repertório formando dois subprojetos O primeiro é o Brincares destinado às turmas de Educação Infantil e anos iniciais de Ensino Fundamental O segundo subprojeto é Uma história do funk apresentado às turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio As apresentações coreográficas sempre acontecem inseridas em oficinas que seguem como caminho metodológico o tripé apreciarvivenciardebater Desta forma iniciamos com a fruição do trabalho artístico como plateia apreciar ao qual sempre se segue um momento de vivência de dança inspirada na temática apresentada vivenciar Ao final é feita uma roda de conversa com as turmas para uma socialização do afeto desta experiência e dos conhecimentos e reflexões que a envolvem debater