Coordenador : Domingos Barros Nobre
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 742.1.2024
Departamento/Setor: DED
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,IGUALDADE ETNICO RACIAL,REDUCAO DESIGUALDADES
Tipo: Programa
Publico Alvo : Público externo à UFF - Previsão: 123,publicoAlvo
Redes sociais: endereco:https://escolasdoterritorio.uff.brendereco:@escolasdoterritorio
Resumo
O presente Programa visa contribuir para a consolidação de políticas públicas voltadas à educação escolar indígena no Rio considerando as especificidades socioculturais linguísticas e territoriais da comunidade Guarani Mbya da Aldeia Sapukai No âmbito do Programa de Extensão quotEscolas do Territórioquot a proposta desenvolve ações integradas de ensino pesquisa e extensão articulandose com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena e a Convenção 169 da OIT A iniciativa busca promover um acompanhamento pedagógico da revisão e atualização do Projeto Político Pedagógico Indígena PPPI do Colégio Indígena Guarani Karai Kuery Renda através da realização de oficinas pedagógicas A ação de extensão combina pesquisaação participante com formação continuada com o intuito de contribuir na elaboração de uma política pública estruturante para a educação escolar indígena A prioridade é assegurar que os professores atualizem um currículo flexível e colaborativo que é construído ao longo da formação e da prática docente em constante diálogo com a comunidade indígena Diversas atividades extensionistas sustentam essa perspectiva além dos encontros do Grupo de Pesquisa a análise das aulas filmadas no Colégio da Aldeia Sapukai assim como da produção de materiais didáticos bilingues e interculturais voltados ao Colégio Indígena Essas iniciativas possibilitam incursões etnográficas no campo que contribuem para a criação de um estudo geral de base etnográfica ligando o currículo às demandas da comunidade refletindo sua cultura e realidade educacional A educação escolar indígena está inserida em um contexto histórico de lutas por direitos e reconhecimento O Parecer CNECEB n 132012 enfatiza que as escolas indígenas devem atuar de forma diferenciada respeitando as formas próprias de organização dos povos e seus processos tradicionais de aprendizagem A atualização do PPPI do Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda é uma necessidade emergente para garantir um currículo que contribua para o fortalecimento e preservação da cultura e da língua Guarani Mbya