Coordenador : Diego Carlos Pereira
Ano: 2025
Edital: Edital Proex 04 de 2024
Protocolo: 443.1.2024
Departamento/Setor: PROGRAD
Área Temática : Educação
ODS: EDUCACAO QUALIDADE,INSTITUICOES EFICAZES,COMUNIDADES SUSTENTAVEIS
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público Interno à Universidade - Previsão: 500,publicoAlvo
Redes sociais: endereco:@dafplicenciaturasuff
Objetivo
Objetivo Geral Sistematizar as memórias e narrativas do PIBIDUFF destacando os impactos do programa na formação docente inicial e nas escolas parceiras construindo mecanismos de resgate preservação e divulgação das memórias e do patrimônio imaterial do PIBID UFF para a comunidade em geral Objetivos Específicos Fomentar a formação dos bolsistas no âmbito da iniciação à docência Realizar entrevistas e registrar depoimentos de licenciandos supervisores e coordenadores participantes do PIBID Produzir materiais narrativos escritos audiovisuais e digitais que capturem as experiências e perspectivas dos envolvidos Organizar e disponibilizar um repositório digital com os registros do programa acessível à comunidade acadêmica e ao público em geral Produzir um documentário que consolide as memórias reflexões e resultados do programa servindo como um recurso educativo e histórico público disponibilizado para a comunidade Contribuir para a reflexão crítica sobre a formação docente fomentando debates sobre teoria e prática na educação básica Articular a extensão universitária com ensino e a pesquisa na formação de professores
Resumo
Este projeto tem como foco resgatar sistematizar e divulgar as memórias do PIBIDUFF em especial as experiências formativas vivenciadas por licenciandos supervisores e docentes em sua interação com escolas públicas Valorizando a narrativa como ferramenta pedagógica buscase socializar as perspectivas e histórias que envolvem o cotidiano do programa ao longo do tempo conectando teoria e prática em contextos educativos As atividades propostas incluem entrevistas produção de materiais narrativos e audiovisuais e a criação de um repositório digital acessível para consulta pública Uma das iniciativas centrais será a produção de um documentário que integrará registros históricos e depoimentos funcionando como uma síntese reflexiva e acessível das vivências do programa Por meio dessas ações esperase contribuir para a reflexão crítica sobre a formação docente inicial destacando impactos do programa na construção de identidades profissionais e no fortalecimento da relação universidadeescola e fortalecendo a extensão universitária enquanto processo de valorização da memória e patrimônio culturais e imateriais ODS 11 e 16 e da educação de qualidade ODS 4