Coordenador : Ana Paula Mendes de Miranda
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394653.2206.74020.16082023
Departamento/Setor: GAP
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Comunidade interessada na reflexão sobre os modos de vida nos terreiros e sua relação com lutas sociais emergentes na sociedade brasileira, com destaque para aquelas pautadas por concepções antirracistas da vida social, através da atividade corporal de dança.
Objetivo
Acreditamos que a oficina de danças brasileiras com o enfoque em particular nas danças de matriz africana, aponta a importância da cultura africana na construção de nossa identidade nacional, divulgando valores culturais e artísticos desconhecidos pela ampla população. Especialmente as populações afrodescendentes, mostrando a elas o seu valor, papel e história na construção e expressão do que hoje entendemos como brasilidade.
Resumo
O Ginga, grupo de pesquisa da Universidade Federal Fluminense. A oficina Danças Populares, tem o intuito de trazer para a comunidade acadêmica interessada em vivenciar a temática. Através das matrizes que compõem as danças populares será possível estabelecer um diálogo com a antropologia. De forma que nos encontros será viabilizada a compreensão das nossas matrizes culturais brasileiras. As atividades evocam pensamentos de resistências e conhecimento. Pretendemos dialogar com integrantes de movimentos sociais, membros de comunidades tradicionais, especialmente adeptos de religiões de matrizes africanas, operadores do direito, da segurança pública, jornalistas e docentes. Para que assim os participantes possam construir uma linguagem que lhes sirva de base para as suas reflexões e atuações no seus respectivos contextos.