Coordenador : Bettina Monika Ruppelt
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390135.2199.60040.24022023
Departamento/Setor: MTC
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O Projeto Plantar tem como público-alvo crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI) – Monteiro Lobato, seus familiares e os usuários da Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI). São crianças e adolescentes que apresentam quadros psíquicos como autismo, além de casos em que o quadro de sofrimento psíquico faz com que os usuários se coloquem em situação de risco social, bem como os adolescentes que estão acolhidos na Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil. Na maioria dos casos trata-se também de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O Projeto Plantar abrange os dois públicos-alvo, em diferentes momentos de funcionamento. O mais frequente deles configura uma Convivência, que é direcionada a todos usuários que estão no serviço, aguardando seus atendimentos individuais, conversas dos responsáveis com os técnicos de referência ou após os atendimentos. O segundo momento do Projeto Plantar acontece junto aos responsáveis pelos usuários, que geralmente são as mães. A partir de 2023 o Projeto Plantar atenderá os usuários dos serviços de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial de Niterói, da Atenção Básica e a população de Niterói como um todo através da realização de atividades no Centro de Convivência e Cultura de Niterói.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Monteiro Lobato (CAPSI), no Centro de Convivência e Cultura de Niterói e no Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.
Objetivo
Objetivo geral: Incentivar o uso racional de plantas medicinais pelos usuários do CAPSI - Monteiro Lobato e pelos seus familiares. Objetivos específicos: Divulgar o uso de plantas medicinais aos usuários do CAPSI - Monteiro Lobato e aos seus familiares de forma lúdica; Incentivar o plantio de mudas de plantas medicinais no CAPSI - Monteiro Lobato; Incentivar o plantio de mudas de plantas medicinais nas residências dos usuários do CAPSI - Monteiro Lobato e na Unidade; Contribuir para uma maior socialização das crianças e adolescentes participantes do projeto; Dar responsabilidade social aos alunos da disciplina de fitoterapia; Compartilhar o conhecimento adquirido contribuindo para a melhoria social dos participantes do trabalho do CAPSI; Melhorar a qualidade de vida dos usuários do CAPSI - Monteiro Lobato e de seus familiares.
Resumo
O Projeto Plantar atende os usuários do Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI) – Monteiro Lobato, os usuários dos serviços de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial de Niterói, da Atenção Básica e a população de Niterói como um todo através da realização de atividades no Centro de Convivência e Cultura de Niterói. O projeto tem como objetivo divulgar o uso de plantas medicinais e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Uma caixa de sugestões ficará exposta na recepção do CAPSI-Monteiro Lobato. As sugestões de temas, atividades e dúvidas servirão de base para a elaboração e execução das atividades presenciais bem como para postagens no Instagram®. As atividades resgatarão o conhecimento sobre as plantas medicinais e incentivarão a consciência de preservação da cultura e das tradições. Os temas abordados durante os encontros semanais visam sobre identificação, plantio, cultivo, secagem, armazenagem, e uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Serão elaborados materiais de divulgação, que será elaborado pelos discentes da disciplina de Fitoterapia. Para os adultos serão realizadas palestras e oficinas de receitas de produtos de higiene pessoal e de limpeza, bem como remédios caseiros. Mudas serão plantadas no CAPSI pelas crianças e adolescentes nos momentos que antecedem o atendimento presencial. No Centro de Convivências serão realizadas oficinas específicas para cada um dos oito grupos. Espera-se que os participantes sejam agentes de transformação contribuindo na divulgação do uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.