Coordenador : Elizandra Garcia da Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389595.2199.154910.23022023
Departamento/Setor: GEF
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes do COLUNI e comunidade externa a UFF.
Local de atuação: As atividades serão desenvolvidas, com estudantes do COLUNI e da comunidade local, no Instituto de Educação Física da UFF, no Campus do Gragoatá, onde existe à disposição do projeto, nos dias e horários previstos, um salão de ginástica, com equipamentos e materiais, fixos e móveis, imprescindíveis para a realização do projeto.
Objetivo
Objetivo Geral: ensinar as atividades circenses. Objetivos específicos: - identificar quais as atividades circenses já conhecidas pela comunidade a ser atendida; - realizar breve estudo sobre o histórico das acrobacias, equilibrismos, palhaçaria e malabarismo e seu ensino; - realizar breve estudo sobre o histórico das acrobacias, equilibrismos, palhaçaria e malabarismo e sua apropriação pela Educação Física; - sistematizar o ensino das acrobacias, equilibrismos, palhaçaria e malabarismo - planejar, pedagogicamente, e ensinar as acrobacias, equilibrismos, palhaçaria e malabarismo; - contribuir com as produções científicas e pedagógicas relativas ao temário das atividades circenses; - apresentar e avaliar o projeto ao final de sua realização.
Resumo
O Projeto Prax-circense tem se dedicado, desde 2018, ao ensino das atividades circenses em diversos locais; escolas, praças, universidade e, em em estudos clínicos, em curso, nos cuidados de pessoas com Parkinson. Desde seu início atendemos mais de 500 comunitários, sejam eles da comunidade próxima à UFF mas também do Morro do Preventório e de Jurujuba. Nesses 4 anos realizamos parcerias, internas e externas, que vem contribuindo para um ensino cada vez mais qualitativo e para a consolidação do projeto que recebeu da PROEX o reconhecimento de melhor projeto de extensão na área da educação no ano de 2022. Articulando ensino (disciplina de ginásticas e atividades circenses), pesquisa (Projeto Prax-circense CNPq/UFF) e extensão (Programa Prev-quedas) pretendemos seguir com o coletivo que viemos trabalhando nas edições anteriores, formado por estudantes de Educação Física, Artes (PROAES), Pedagogia (PROAES), Residência Multiprofissional em saúde e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Neurologia e Neurociência. Entendemos ser de atribuição deste coletivo, junto a coordenadora, a elaboração do planejamento pedagógico das acrobacias de solo e aéreas, equilibrismos, malabarismos e palhaçaria, bem como a execução do mesmo, ou seja, o ensino destas atividades para a comunidade externa, pretendida para o ano de 2023, o COLUNI e comunidade próxima à UFF.