Coordenador : Neuza Rejane Wille Lima
Ano: 2022
Publico Alvo : Universitários e/ou pós-graduandos surdos interessados na aprendizagem da língua inglês.
Local de atuação: GBG
Resumo
A conquista de vagas no mercado de trabalho demanda dos candidatos conhecimentos teóricos e práticos, que devem estar bem apresentados em documentos, como o currículo e a carta de apresentação. Por isso, é importante que o candidato domine estratégias de leitura e escrita desses gêneros, em língua portuguesa e em outras línguas, como o inglês, língua universal. No tocante ao aluno surdo, vários desafios devem ser alcançados, principalmente, os voltados para rompimento das barreiras linguísticas, já que a Libras é sua primeira língua e língua natural, o português tem o status de segunda língua e a língua inglesa ocupa o lugar de língua estrangeira. Considerando-se o direito da comunidade surda à aprendizagem de língua inglesa, previsto na Base Nacional Comum Curriculare no Plano Nacional de Educação, e na importância da leitura e da escrita para a construção do indivíduo, este estudo busca colaborar para o ensino de língua inglesa, sobretudo das habilidades de leitura instrumental e produção dos gêneros textuais Curriculum Vitae e carta de apresentação (Cover Letter), muito presentes no mercado de trabalho. Trata-se de uma pesquisa exploratória e participante cujo produto consiste em uma oficina para alunos surdos sobre os gêneros em inglês Curriculum Vitaee carta de apresentação (Cover Letter), planejada a partir de um Plano de Atividades no qual constarão objetivos, conteúdos sobre os gêneros, procedimentos, o nível escolar e o tipo de avaliação. Tendo em vista a falta de recursos didáticos em língua inglesa adequados para surdos, a oficina contará com materiais didáticos autênticos.