Coordenador : Cláudia da Silva
Ano: 2022
Publico Alvo : Alunos de graduação do curso de Graduação em Fonoaudiologia inscritos nos últimos períodos de formação.
Local de atuação: FFE
Resumo
A atuação em linguagem infantil envolve diferentes áreas de atuação e propostas distintas a depender das especificidades identificadas no processo de desenvolvimento infantil. Assim, a atuação clínica abarca temáticas da aquisição da linguagem que seguem parâmetros norteadores do desenvolvimento típico infantil para guiar o processo terapêutico. Dentre as alterações identificadas na infância, as questões associadas a linguagem oral e escrita são de grande relevância para a atuação clínica, pois os aspectos de linguagem oral, caracterizados pela aquisição e desenvolvimento da fala e linguagem, tendem a repercutir em demandas futuras de linguagem escrita. Em especial, o período recente e ainda atual que vivemos, tem retratado fortemente o aumento de demandas em linguagem infantil, uma vez que o afastamento das crianças das escolas, por medidas de segurança e saúde devido a pandemia de COVID-19, levou muitas dessas crianças há um cenário de privação no desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguística, funções executivas e de habilidades sociais. Devido a este período de distanciamento social e por demandas intrínsecas a esta população, está sendo considerável a ampliação da demanda para o atendimento especializado. Dessa forma, o aprendizado da conduta dos casos clínicos, a aplicabilidade de instrumentos e o desenvolvimento do raciocínio clínico em leitura e escrita são de estrema importância na prática fonoaudiológica infantil. Com base no exposto, este projeto de extensão tem por objetivo ampliar as experiências de alunos do último período do curso de graduação em fonoaudiologia em vivências de atuação clínica infantil direcionada a linguagem escrita.